• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

UFMS não disponibilizará vagas pelo Sisu em 2021

Universidade decidiu que 80% das vagas serão destinadas ao vestibular e 20% ao Passe

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aprovou nesta sexta-feira, 16 de Outubro, a suspensão do uso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso na instituição, no primeiro semestre de 2021.

Dessa forma, 80% das vagas serão destinadas ao vestibular e 20% ao Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe), que avalia o desempenho dos estudantes durante o Ensino Médio.

O motivo alegado para exclusão do Sisu é a pandemia do novo coronavírus que forçou o  adiamento das provas do ENEM e consequente atrasará a liberação dos resultados pelo Sisu em 2021.

“A adoção do SISU para o primeiro semestre de 2021 acarretará início do semestre letivo somente em junho/2021, atraso ou inexistência de formaturas e prejuízo a “normalidade” conquistada por todos estudantes, professores e técnicos da UFMS em 2020”, justificou a universidade em nota encaminhada à imprensa.

Na nota, a equipe técnica da UFMS reforça que o SISU poderá ser utilizado para os cursos com entrada no segundo semestre de 2021, caso haja tempo hábil e sem prejuízo ao calendário acadêmico.

“A UFMS está de portas abertas aos estudantes de todo Brasil e do MS, que podem ingressar mediante vestibular ou Passe, com editais públicos nos moldes de várias universidades brasileiras, como USP, UFPR, UnB e UNICAMP”, cita a instituição.