Agropecuária
Cursos gratuitos no Sindicato Rural ensinam a fazer delícias artesanais
Professores mostram como se faz queijos, ricota, geleia, doces e outros tudo de modo artesanal
Quarta-feira, 11 Maio de 2022 - 17:30 | Redação

A frente do Sindicato Rural de Campo Grande, no Bairro Chácara Cacheira, está movimentada e com cheirinho gostoso. No local, foram montadas tendas para os cursos práticos gratuitos que estão à disposição da comunidade.
Professores ensinam a fazer queijo parmesão, ricota, geleia, doces e molho de tomate, tudo de modo artesanal. Os cursos começaram nesta quarta-feira, 11, vão até sexta-feira (13), às 16h.
As capacitações estão sendo oferecidas em parceria do Sindicato com Senar e Sebrae. As entidades se uniram na ação Juntos pelo Agro para atrair população da cidade e do campo e repassar conhecimento e novas técnicas de beneficiamento.

Quem estiver interessado, basta chegar, fazer a inscrição e assistir os cursos – sempre observando a lotação de cada espaço que é máxima de 15 alunos.
O diretor do Sindicato Rural, Ronan Salgueiro, explica que um dos focos da ação é capacitar produtores artesanais para que eles obtenham o Selo Arte. Pode obter o selo quem faz o produto totalmente artesanal.
“Ele (selo) configura como se fosse uma inspeção federal. Com ele, o produtor pode até vender para outros estados”, explica. “Mas, a ação está aberta também para toda a população que queira aprender, mesmo que não vá comercializar”, acrescenta.
Em uma das tendas, a professora Juliana Oliveira Biazon ensina a fazer geleia e doces em pote. “Qualquer um pode aprender. Basta ter interesse. Queremos ajudar os produtores a aperfeiçoar sua produção e novatos a empreender”, comenta.
Uma das alunas do curso de Juliana, Kátia Costa produz hortifrutis e folhagens na cidade de Terenos e veio à Capital para participar dos cursos. “O que mais me encantou nesta capacitação foi aprender a reaproveitar. Podemos reaproveitar as cascas de muitos alimentos para fazer doces ou farinhas”, enaltece.
Na tenda ao lado, voltada para a produção de queijo, outra aula de reaproveitamento prendeu a atenção da turma. “A gente pega o soro do queijo e faz a ricota e aí você tem mais um produto do subproduto”, explica o professor Fabrizio Machado.
A aluno Ivone Moreira Pinto Loubet prova que aprendeu a lição. “A gente pega o soro coloca para ferver, quando chegar a 90º adiciona-se o vinagre. Vai se formar uma nova massa, aí é só pegar e colocar nas formas”, detalha a aluna.
A iniciativa é itinerante e passará por outros municípios de Mato Grosso do Sul, sempre ofertando cursos gratuitos, em parceria do Sebrae/MS.
Serviço - Para participar basta ir até o Sindicato Rural, na Rua Raul Pires Barbosa, 116, na Chácara Cachoeira ou fazer a inscrição pelo telefone (67) 3341-2696. Os cursos são ministrados das 9h às 16h.
Últimas Notícias
- Vida profissional - 11:57 Estudo da CNI aponta 16 profissões do futuro no setor industrial
- Câmara Municipal - 11:37 Procuradoria firma parceria para fortalecer políticas em defesa das mulheres
- CNU - 11:17 Manifestação de interesse no CNU 2024 é prorrogada até terça-feira
- Agro - 10:50 Maracaju lidera a produção de soja em Mato Grosso do Sul, aponta SIGA-MS
- Solidariedade - 10:35 Família pede ajuda para reconstruir casa
- MPT - 10:10 Alerta para impactos do burnout e de transtornos psíquicos no trabalho
- Arte - 09:50 Festival Mais Cultura da UFMS será realizado de 22 a 27 de setembro
- Poder Judiciário - 09:35 Desembargador de MS tem enunciados aprovados em congresso nacional do STJ
- Dourados - 09:10 Homem é executado com 3 tiros na frente da esposa em Dourados
- Saúde Pública - 08:50 Corumbá solicita UBS Fluvial e Ambulanchas para atender ribeirinhos