Menu
22 de agosto de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Feira

Museu de máquinas antigas atração procurada na Showtec 2019

Público pode conferir as máquinas agrícolas de diversos anos, que fazem parte do acervo do museu

17 Jan2019Da redação18h55

A Associação dos Colecionadores de Máquinas Antigas Agrícolas (ASCOMAR), trouxe novamente para esta edição do Showtec uma exposição de máquinas agrícolas antigas. A atração é uma das mais visitadas da feira, que segue aberta até sexta-feira (18), em Maracaju. 

O público pode conferir as máquinas agrícolas de diversos anos, que fazem parte do acervo do museu criado por um grupo de amigos que gostam de colecionar maquinários. A Associação foi fundada há 15 anos, mas só em 2006 as exposições começaram a ser realizadas. No total são mais de 30 maquinários exibidos, sendo a máquina a vapor para serraria a peça mais antiga, fabricada na Alemanha há 117 anos. 

Outras raridades estão presentes na feira como o trator a vapor, de 1918, da marca Gronemeyer en Banck, construído na Alemanha. Outro alemão que atrai olhares curiosos é o Unitrak UD 12, de 1954. A coleção traz ainda modelos como o Ford 600, fabricado nos Estados Unidos em 1955, e o Fiat 221 R, de origem italiana, feito em 1962. Há também um modelo brasileiro, o Deutz DM90, construído em 1950, entre outros.

Sobre o Showtec - O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundems, Banco do Brasil, Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp),Embrapa, Safras e Mercado, Rede ILPF, Agrisus, BioSul e Camiseta feita de pet. Como mídia oficial, conta com o Canal do Boi. 

Veja Também