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23 de janeiro de 2019 • Ano 8
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Saúde

Segredo da corrida é suportar a dor

Correr além do recomendado acarreta desgaste corporal e menores chances de vencer uma prova

12 Jan2019Luany Mônaco - Especial para o Diário Digital13h51
(Foto: Marco Miatelo)
  • Treinamento é gratuito e acontece todos os sábados, às 8hrs, no Parque dos Poderes
  • (Foto: Marco Miatelo)
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Faltando pouco mais de um mês para a chegada da Corrida de Verão, etapa do circuito de corridas de rua Rota das Estações, atletas amadores e profissionais intensificam seus treinamentos corporais e principalmente mentais para que no próximo dia 23 de fevereiro consigam cruzar a linha de chegada. A prova de abertura da Rota das Estações 2019 terá três percursos (10 km, 5 km e 2,5 km) e acontecerá em Campo Grande. Faça já suas inscrições.

Com um grupo de aproximadamente 25 alunos a equipe da W30 Performance Humana se reúne todos os sábados, a partir das 8h, no Parque dos Poderes para ensinar e dar dicas de corrida a atletas amadores e profissionais. O treinamento oferecido tem o acompanhamento de preparadores físicos de alta performance e não exige custo para participação.

Inteiramente voltado à preparação para corrida, no treino são ensinados exercícios e instruções sobre cuidados com a pisada, a passada, a velocidade e o volume de corridas para que o atleta consiga se sair bem nesta que é a modalidade esportiva que mais cresce no Brasil. Mesmo que a prática de esportes seja extremamente recomendada a seres de qualquer idade ou espécie é preciso ficar atento ao excesso, que como sabemos, faz mal em qualquer situação.

De acordo com o preparador físico Eder Wagner correr demais pode acabar prejudicando o atleta na hora da competição “o corpo humano pode ser comparado a um carro, se você utilizar o motor por muito tempo ele pode fundir, assim como se você desgastar seus músculos e ossos eles podem ser fragilizados e acabar gerando uma lesão” explica o profissional.

Para que o desgaste físico não atinja o atleta é necessário ficar atento a esta dica: não ganha a prova quem corre mais, ganha a prova quem vence a dor. Segundo o treinador o que faz um corredor não é a sua velocidade, mas sim o seu condicionamento físico que deve treinado corretamente por meio de uma metodologia adequada preparada por um profissional.

Tornar-se uma pessoa resistente não é difícil, mas para chegar lá é preciso sair da zona de conforto. Eder Wagner conta que a peça chave para crescer no treinamento de corria é desafiar-se o tempo todo “se você corre 5 km você corre seis, sete, oito, dez... Se sua mente acredita na superação, você consegue” conta o treinador que afirma que a saúde psicológica está diretamente ligada ao crescimento esportivo, e vice-versa.

Não se iluda ao pensar que estará mais preparado por correr 10 quilômetros ao dia, esta atitude apenas favorece o desgaste do corpo que precisa ser treinado e preservado para uma competição. O corpo humano deve estar acostumado, disposto e com vontade de praticar exercícios, o condicionamento físico só começa a ser perdido depois de 15 dias sem treinamentos, por isso a recomendação é correr não mais de 30km semanalmente.

Aos que estão iniciando agora e tem vontade de mudar de vida com a corrida a dica é começar a treinar com um profissional, assim os limites do corpo não serão ultrapassados e o atleta sempre será forçado a se desafiar. Lembre-se, tudo começa na mente. Já para os que já estão correndo há um tempo Eder Wagner revela que a sacada é trabalhar a tolerância à dor e deixar de treinar na semana anterior à competição, assim o corpo estará sem desgastes, relaxado e com vitalidade para cruzar a linha de chegada. 

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