Menu
17 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Rota das Estações 2020

Projeto leva alegria a quem não pode correr

Cadeirantes participam da Rota das Estações com ajuda voluntários do projeto "Pernas Solidárias"

7 Fev2020Thays Schneider07h50
(Foto: Divulgação)
  • Projeto vai completar um ano em junho
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)

Mesmo quem não consegue andar sozinho, pode participar de corridas de rua usando "pernas" especiais movidas à solidariedade. Essa iniciativa existe há nove meses em Campo Grande. No projeto Pernas Solidárias um grupo de voluntários ajuda pessoas com defiência a sentirem a emoção da largada e a alegria da linha chegada. Sem contar a boa energia que toma conta do ambiente de corrida de rua, novas amizades e experências únicas.

O Pernas Solidárias incentivam  crianças e adultos que não conseguem a andar a participarem de corridas de rua. Com um triciclo e a ajuda de corredores, a chance de poder correr toma conta dos participantes. O projeto original começou em Joinville, Santa Catarina, e chegou em Campo Grande por meio de um grupo de cinco amigos que se sensibilizarm e se apaixonaram pela ideia.

Jessica, Tayene, Mineia, André e Danielle são determinados em ajudar a correr aqueles não conseguem dar um passo sozinhos. Em todo o trajeto correm empurrando o triciclo e proporcionando o ventinho no rosto e a alegria de fazer parte de uma prova de corrida de rua aos que não podem andar. O projeto já tem sete triciclos e o grupo espera poder ampliar o número de veículos para atender cada vez mais. Eles foram adquiridos por meio de doações e de parcerias. Já as camisetas foram confeccionada para venda e, com a arrecadação, comprar mais triciclos.

Pela segunda vez o projeto Pernas Solidárias vai  participar da corrida da Rota das Estações realizada pela Rede MS. No próximo sábado (15), o grupo vai  largar com sete participantes  na prova de cinco quilômetros que abre o circuito com a Corrida de Verão.  A largada será às 19 horas na cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena. 

E quem quiser ajudar o Pernas Solidárias a aumentar cada vez mais o número de triciclos e participantes,  pode colaborar comprando as camisetas do projeto que são vendidas pelo Instagram. É só acessar a página @pernassolidariascg. Quem tiver interesse em correr guiando o triciclo também podem acessar e entrar em contato.  São necessários três colaboradores para correr com o triciclo, eles são divididos durante todo o percurso. O voluntário  precisa ter um bom preparo físico. As pessoas com necessidades especiais que quiserem participar podem entrar em contato também pelo Instagram.

E quem ainda não fez a inscrição para a Rota das Estações, podem garantir a participação aqui. As seis corridas do circuito Rota das Estações 2020 começam no dia 15 de fevereiro com a Corrida de Verão em Campo Grande.  Depois, a Rota segue para Dourados (Outono - 09 de Maio), Corumbá (Inverno - 15 de Agosto) e Três Lagoas (Primavera - 10 de Outubro). As outras duas provas de Meia Estação serão em São Gabriel do Oeste (13 de Junho) em Bonito (14 de Novembro). Quem deseja participar de todas as corridas pode, inclusive, fazer sua inscrição com desconto.

Veja Também

Atletas podem conferir o tempo na Corrida de Verão
Rota está cada vez melhor, diz influenciadora digital
Estudante ganha motocicleta em sorteio na Corrida de Verão
Contadora vence na Rota das Estações pela terceira vez
Leonardo Moraes é o mais rápido nos 10km na Corrida de Verão
Vencedora dos 5km conseguiu diminuir tempo
Atleta de Dourados vence a prova dos 5km na Corrida de Verão
Diretor da Fundesporte enaltece Rota das Estações
Sicredi acredita nos benefícios da Rota das Estações, afirma gerente
Recuperei minha autoestima, diz Rodrigão