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18 de abril de 2019 • Ano 8
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Rota das Estações 2019

Dicas para correr melhor e não se machucar

Corrida de Verão será na noite de 23 de fevereiro, na Capital, e está recebendo inscrições

4 Fev2019Da redação15h18

No próximo dia 23 de fevereiro será realizada a Corrida Noturna de Verão, primeira etapa do circuito Rota das Estações 2019, da TV MS Record. A largada será às 20 horas em frente à Cidade do Natal, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui. Pensando nas provas da competição, o Diário Digital reuniu dicas para ajudar os atletas a correrem bem sem se machucar.

Os ensinamentos preciosos que você lerá no decorrer do texto são de Ana Paula Simões, mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Ela menciona que correr não é apenas ir para frente em uma linha reta, pois há um processo de apoio do pé que fica sustentando seu corpo por alguns segundos sozinho até a troca e balanço para o outro.

O objetivo de correr mais rápido e adicionar mais quilometragem a sua rodagem, seria para executar sua corrida de forma mais econômica e usar a menor quantidade de energia possível. Isso é particularmente importante nas corridas de longas distâncias, quando a última coisa que você precisa é gastar qualquer energia extra.

Assim, com alguns ajustes inteligentes na sua rotina você consegue executar os treinos com muito mais eficiência usando a energia que tem, sem ter que recorrer a um gel extra, por exemplo, e desgastar sua musculatura.

Você deve alongar após os treinos, mas se não alongar antes, seu corpo pode não estar pronto para a carga de trabalho que está prestes a submetê-lo. Na maioria das vezes, os músculos podem lidar bem com isso, mas se você quer se certificar que os tendões, ligamentos e articulações estão prontos e vão suportar o impacto, certifique-se de alongá-los, principalmente: os glúteos, isquiotibiais, coxa, quadris, pernas e bandas íleo tibiais, passando de 30 a 60 segundos em cada grupo muscular antes de se lançar em sua dinâmica de aquecimento.

Correr não é apenas ir para frente em uma linha reta. Existe todo um processo de apoio do pé que fica sustentando seu corpo por alguns segundos sozinho até a troca e balanço para o outro. Aumentar a propriocepção (percepção do seu corpo e a força e esforço que está sendo usado em movimento) e coordenação, ajuda muito na corrida e melhora de performance. Recomenda-se começar os exercícios lentamente e ir aumentando a velocidade. O ritmo tem que ser confortável. Intensifique os exercícios ficando cada vez mais tempo em equilíbrio em um pé só, e se conseguir faça isso na cama elástica ou num balanço. A recompensa: seu corpo vai aprender a disparar os músculos corretos no momento adequado e prevenir torções.

Execute a sua velocidade mais rápida em cada treino intercalada com rodagens lentas. Uma sugestão é misturar uma corrida de resistência lenta, uma corrida de ritmo mais intenso e algum trabalho de velocidade em uma pista, pelo menos uma vez por semana. Trabalhar diferentes intensidades no seu coração, pulmões e músculos é a chave para se tornar um corredor mais eficiente.

Durante seu treino concentre-se no joelho, quadris, coluna e braços e no trabalho de movimento que cada um faz para te ajudar na absorção e impulsão da corrida. Recomendamos a prática de exercícios de fortalecimento de toda perna, coxa, quadris coluna e braços. E para ganhar um pouco mais de velocidade mantenha uma ligeira inclinação para a frente o que ajuda a mudar seu eixo de gravidade e acionar seu reflexo de correr e se movimentar.

Tênis velhos - Cuidado com tênis velhos e deformados. Eles podem viciar sua pisada, sobrecarregar sua musculatura e ainda enfraquecer outras. Pisar errado gera pontos de pressão e calosidades nos pés. Certifique-se de começar a usar tênis novos quando os seus estiverem bem rodados (alguns dizem de 300 a 600 milhas). E analise sua pisada para verificar se não precisa do uso de palmilhas.

Rota das Estações - A Rota das Estações está na sua terceira edição. Todos os anos o evento é realizado em quatro cidades de Mato Grosso do Sul sendo uma em cada estação. Assim como no ano passado, além da Capital, a Rota passará por Dourados (Corrida de Outono em 25 de Maio), Corumbá (Corrida de Inverno em 27 de Agosto) e Três Lagoas (Corrida da Primavera em 16 de Novembro).

Neste ano, a Corrida de Verão terá três percursos de 10 km, 5 km e 2,5 km. As inscrições custam R$ 80,00 podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro ou até se esgotarem as vagas. Quem preferir se inscrever de uma só vez para a as quatro etapas ganhará um super desconto. O atleta pagará somente R$ 200,00 para participar de todas as corridas da Rota 2019.

Ana Paula Simões - Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Contato: www.anapaulasimoes.com.br.

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