Menu
21 de maio de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega banner Topíssima
Rede MS

Em 2018, Diário Digital levou sete prêmios

Portal online da Rede MS recebeu premiações em concursos de jornalismo online e fotojornalismo

31 Dez2018Da redação09h00
Imagem premiada no Brasília Photo Show foi captada na aldeia Água Bonita, em Campo Grande (Foto: Marco Miatelo)
  • Imagem premiada no Brasília Photo Show foi captada na aldeia Água Bonita, em Campo Grande (Foto: Marco Miatelo)
  • Dupla premiação em reportagem e fotojornalismo no TJMS (Foto: Divulgação)
  • Marco Miatelo e Valdelice Bonifácio festejam premiação no TJMS (Foto: Divulgação)
  • Fotografia premiada no concurso do TJMS (Foto: Marco Miatelo)
  • Dupla premiação em reportagem e fotojornalismo na Famasul (Foto: Rodrigo Nascimento_
  • Rodrigo Nascimento prestigia equipe do DD (Foto: Divulgação)
  • Fotografia premiada no concurso da Famasul (Foto: Marco Miatelo)
  • Valdelice Bonifácio na premiação da Famasul (Foto: João Carlos Castro/Famasul)
  • Equipe festeja premiação na Águas Guariroba (Foto: Luiz Alberto)
  • Prêmio Águas Guariroba (Foto: Marco Miatelo)
  • Fotografia premiada no concurso da Águas Guariroba (Foto: Marco Miatelo)
  • Prêmio Águas Guariroba (Foto: Luiz Alberto)
  • Equipe do Diário Digital festeja os sete prêmios do ano (Foto: Elpídio Neto/Rede MS)
  • Equipe do Diário Digital festeja os sete prêmios do ano (Foto: Elpídio Neto/Rede MS)
  • Equipe do Diário Digital festeja os sete prêmios do ano (Foto: Elpídio Neto/Rede MS)
  • Equipe do Diário Digital festeja os sete prêmios do ano (Foto: Elpídio Neto/Rede MS)
  • Equipe do Diário Digital festeja os sete prêmios do ano (Foto: Elpídio Neto/Rede MS)

O ano foi dourado para o Diário Digital, o portal online da Rede MS Record. O site ganhou sete prêmios em concursos de jornalismo nas categorias webjornalismo e fotojonalismo.

A primeira premiação foi na 4ª edição do concurso internacional Brasília Photo Show. A fotografia intitulada ‘Ao alcance das mãos’ de Marco Miatelo foi ganhadora da medalha de prata na categoria Agronegócio/Hortifruti.

A imagem premiada faz parte da reportagem ‘Água, o grande sonho de consumo de aldeia urbana’, publicada pelo Diário Digital em 31 de outubro de 2017. O personagem da foto é o vice-cacique Alexandre Arévalos da aldeia Água Bonita, localizada no Bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande.

Segunda premiação do ano veio em 1º de dezembro no concurso do Tribunal de Justiça de MS. A reportagem ‘A volta por cima das vítimas de violência’ de autoria de Valdelice Bonifácio, repórter e editoria do DD, levou o primeiro lugar na categoria Jornalismo On-line. A fotografia ‘Cicatrizes de uma história mal escrita’ de Marco Miatelo ficou em segundo lugar na categoria Fotojornalismo. 

A matéria vencedora conta a história de Evanir Campos e Bruna Oliveira que superaram um passado de violência emocional e física e vivem um presente de autoestima servindo de exemplos para outras mulheres. Já fotografia premiada retrata uma das cicatrizes de Bruna, causada pelo agressor, o ex-marido. A imagem mostra o encontro da vítima com a luz do dia.

A terceira premiação ocorreu oito dias depois no concurso da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, a Famasul. O Diário Digital levou o primeiro lugar em reportagem na categoria Web Jornalismo e o segundo em Fotojornalismo. A reportagem premiada tem como título 'Ciência e Consciência para manter a água limpa' e é de autoria de Valdelice Bonifácio.

A matéria trata de iniciativas sustentáveis no campo pela preservação do líquido e ainda das pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a UFMS, para retirar agrotóxicos e outros resíduos químicos da água. Os experimentos, aliás, têm dado resultados satisfatórios nos testes em laboratório.

Já a fotografia que ficou com a segunda colocação é do fotógrafo Marco Miatelo. A imagem mostra a relação do produtor Valter Newmann com a água pura na horta onde ele produz orgânicos localizada no Bairro Nova Tiradentes, em Campo Grande. A imagem integra a reportagem 'Produzir orgânico é saúde e renda.'

A terceira dupla premiação do ano veio em 13 de Dezembro no tradicional concurso da Águas Guariroba. Na categoria Webjornalismo, a reportagem com o título ‘Água boa para sonhos bonitos’ foi premiada com a primeira colocação. A matéria é de autoria de Valdelice Bonifácio.

A matéria retrata a mudança de vida dos moradores da aldeia Água Bonita, no Bairro Tarsila do Amaral, na Capital, após a chegada da água tratada, esperada por mais de 10 anos.

A fotografia primeira colocada na disputa é de autoria de Marco Miatelo. A imagem compõe a reportagem vencedora. O protagonista da foto é o indiozinho Isac Porto que se esbalda na água limpa e tratada que sai da torneira no quintal da casa. Ao lado do pequeno, aparece a irmã dele Ana Mikaele.

Além de Valdelice Bonifácio e Marco Miatelo, também participaram das reportagens premiadas Adeilson Braga (motorista), Leandro Mota (motorista), Ricardo Mayeda (chargista), Gabriel Torres (edição de vídeos) e Luiz Alberto Louveira (fotógrafo).

Premiação da TV MS Record - Na premiação da Águas Guariroba, também foi consagrada a reportagem “Equilíbrio entre homem e a diversidade: os produtores de água do Guariroba” da TV MS Record de autoria de Ellen Genaro.

A reportagem cita que a bacia do Guariroba é um importante complexo que abastece metade da população de campo grande. Anos atrás, os córregos estavam ameaçados pela falta de consciência dos produtores, hoje com o projeto Manancial Vivo,  muito já foi recuperado. Pecuaristas da região se tornaram produtores de água e recebem dinheiro por proteger as nascentes.

Diário Digital - Fundado há sete anos, o Diário Digital é o portal online da Rede MS Record. O site divulga em tempo real notícias da Capital, interior do Estado e nacionais. Além da produção de notícias, o site também divulga as ações de todos os veículos integrantes da Rede MS.

Pelo Canal de Vídeos é possível assistir as principais reportagens exibidas pela TV MS Record. Outro canal que merece destaque é o Diário de Oportunidades, criado há dois anos para divulgar vagas de emprego, cursos, concursos públicos, vestibulares e negócios.

Veja Também