Menu
19 de outubro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Reconhecimento

Simone Tebet é eleita a melhor senadora pela 2ª vez consecutiva

Prêmio Congresso em Foco já é tradicional em Brasília; esta é a sua 12ª edição

20 Set2019Da redação14h57

A senadora Simone Tebet foi a vencedora do Prêmio Congresso em Foco 2019. A premiação foi entregue na noite desta quinta-feira (19), em Brasília. Esta é a segunda vez que a senadora leva o troféu. No ano passado, Simone também foi escolhida a melhor entre todos os senadores, escolhida pelo júri especializado. Além disso, por três vezes, desde 2017, a senadora sul-mato-grossense fica entre os cinco senadores mais bem avaliados, de acordo com a escolha dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

O Prêmio já é tradicional em Brasília. Esta é a sua 12ª edição. O objetivo é homenagear os melhores parlamentares do Congresso e estimular a sociedade a acompanhar a atuação de seus representantes, além de defender a democracia.

Ao agradecer a honraria, a senadora Simone Tebet, que é a atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça, atribuiu a escolha de seu nome, pela segunda vez consecutiva, à sua postura de equilíbrio e respeito. Ela elogiou a iniciativa do Congresso em Foco, "Essa homenagem é uma homenagem ao bom jornalismo, que unido à boa política faz e pode fazer a diferença neste país. Sim, existem almas boas na política", disse. Ela também criticou o cenário de extremismo político.

Simone defendeu o fortalecimento de um centro democrático como saída para os problemas políticos no Brasil de hoje. “Eu me pergunto o que estou fazendo aqui, hoje, no Brasil dos extremos, da polarização exagerada, do irracional radicalismo de ideias, onde as diferenças não são respeitadas, e eu que sou uma ativa militante da convergência política, nos momentos mais difíceis do Brasil, foi o centro democrático que chamou à razão da classe política para que nossas diferenças ideológicas temporariamente fossem deixadas de lado, e nos unirmos naquilo que temos em comum, temos um comum o amor à pátria, temos compromisso com os mais fracos", discursou Simone Tebet.

Simone acredita que o maior desafio da imprensa é “defender a verdade, principalmente em tempos de fake news, de pós-verdade.

O prêmio - A premiação é dividida em três categorias. Os parlamentares são selecionados pelo público que vota pela internet; pelos jornalistas que cobrem o Congresso e por um júri especializado, formado este ano pelo professor universitário e cientista político, Creomar de Souza, pelo editor-executivo do Congresso em Foco, Edson Sardinha, pela vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Ivonice Campos, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, Ricardo Youg e pela coordenadora da assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a jornalista Viviane Ponte Sena.

Além dos “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”, também serão homenageados os parlamentares que mais se destacaram em três categorias especiais: “, “Apoio ao Empreendedorismo e “Valorização dos Bancos Públicos”.

Veja Também

Senado entra em semana decisiva para a reforma da Previdência
Plenário poderá votar ampliação do porte e posse de armas
Bolsonaro destaca ações do governo em outubro
Dia das Crianças: Projetos de lei em MS visam garantir direitos fundamentais
MS deve receber mais R$ 70 milhões da partilha dos leilões
Bancada federal de MS definirá na próxima semana as emendas para 2020
PEC  profunda, mas não profana, diz Simone Tebet sobre Previdência
Câmara aprova cobrança gradual de ISS de empresas de ônibus
8ª Zona Eleitoral altera locais de votação para Eleições 2020
Assembleia disciplina uso de cotas para deputados estaduais