Menu
23 de abril de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Super Banner SEGOV - VALE UNIVERDADE
História

Senado está recuperando documentos do Império

Foram contratadas duas especialistas em conservação e restauração da Universidade de Brasília

10 Fev2019Agência Senado17h11

O Senado vem realizando, nos últimos cinco meses, um trabalho de conservação e recuperação de documentos do Império brasileiro. Para isso, foram contratadas duas especialistas em conservação e restauração da Universidade de Brasília (UnB), por meio de convênio com a Casa. Elas se juntaram à equipe do Senado, composta por dois restauradores e um conservador e por estagiários de arquivologia.

Júnior Grosse, coordenador do trabalho explica que a parte do acervo relativa ao Império corresponde a somente 2% do total do arquivo histórico permanente. De acordo com o servidor, a digitalização já foi iniciada e a intenção é de que o cidadão comum e os pesquisadores tenham acesso a todo o acervo por meio de consulta ao site do Senado.

Ele ressalva, no entanto, que o processo demanda tempo. O trabalho de identificar o estado de conservação dos documentos é feito em três etapas. Ismail de Souza Carvalho Neto, responsável pela tarefa, explica como funciona.

"Primeiro é feito um diagnóstico. Se o documento estiver em bom estado, ele será digitalizado, um trabalho delicado. Não é uma produção rápida." Ismail explica que a digitalização ainda deve levar cerca de dois anos para ser concluída.

Porém, caso o documento esteja parcialmente danificado, deve ser restaurado. "Restaura-se o suporte para que esteja em condições de ser manuseado."

Já aqueles documentos cujo estado de conservação for classificado como “frágil” serão separados para tratamento posterior. " Existe uma cultura equivocada de que a obra de arte deve ser apenas preservada. Com isso se perde dinheiro e a obra de arte. O importante é conservar",  afirma Ismail.

Ele conta que o Senado está licitando a compra de equipamentos para montagem de um laboratório, a exemplo do existente na Câmara dos Deputados. O trabalho de conservação, segundo ele, consiste em controlar as condições de temperatura, umidade e luminosidade a que o documento está exposto para que não se deteriore. As condições de armazenamento e manuseio também são importantes para sua conservação.

O trabalho de triagem da documentação está em fase final e deve se encerrar em um mês.

Veja Também

Servidores cobram abono salarial e jornada de 6h
Secretário é escolhido para presidir o PSDB
Acordo para votar Previdência na CCJ não terá impacto fiscal
Projeto que desobriga obesos de passar em catraca será votado na terça
CPI para investigar tragédia de Brumadinho será instalada na terça-feira
Processo que identifica pessoa com deficiência será revisado
CCJ retoma na terça análise do parecer da reforma da Previdência
Bolsonaro: invasão de terra tem que ser tipificada como terrorismo
Prazo de internação de jovens infratores pode aumentar para sete anos
Projeto proíbe extinção de pena de grandes devedores da Previdência