Menu
20 de junho de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Segurança Pública

Reduzir imposto para combater contrabando de cigarros é ilusão, diz Simone

Parlamentar criticou portaria do Ministério da Justiça que criou grupo de trabalho para estudar

19 Mai2019Agência Senado11h19

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) manifestou apoio ao Projeto (PLS 769/2015), que amplia as medidas de combate ao fumo. Em audiência pública com especialistas para debater a proposta, na Comissão de Constituição e Justiça, a senadora ressaltou dados médicos e econômicos para justificar seu apoio. Ela ainda criticou portaria do Ministério da Justiça que criou grupo de trabalho para estudar se a redução do imposto sobre o cigarro poderia diminuir o consumo do produto contrabandeado no Brasil. 

“Contrabando de cigarro é questão de segurança pública, não de saúde. Eu sou de Mato Grosso do Sul, conheço a região de fronteira. É preciso aumentar a fiscalização, punir quem permite a entrada de cigarro contrabandeado no Brasil. Não é diminuindo imposto que vai se reduzir o consumo de cigarro de baixa qualidade no País. Repito, reduzir imposto para combater contrabando de cigarros é ilusão”, criticou.

Simone também disse que a maioria dos brasileiros deve conhecer a realidade de ter um ente querido ou um amigo afetado por doenças relacionadas ao tabaco, fruto de uma vida inteira fumando. Ela lembrou que, pelo menos, 50 doenças estão associadas ao fumo, como Câncer, AVC, infarto e hipertensão. 

Projeto - O PLS 769/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP),  proíbe a propaganda de cigarros, mesmo nos espaços de venda, o uso de aditivos que confiram sabor e aroma a esses produtos e configura como infração de trânsito o ato de fumar em veículos quando houver passageiros menores de 18 anos.

Veja Também

Moro: 'Não tenho apego ao cargo, se houver irregularidades, eu saio'
Moro afirma que modelo processual brasileiro exige parcimônia de juiz
Vagas para açougueiro, alinhador de pneus, atendente e outros
Bolsonaro pede que Congresso não suspenda decretos do porte de armas
Deputado estadual propõe a criação do Programa Milhas da Saúde
Bernal deixa comando do PP para Evander assumir
Maia diz que comissão pode aprovar Previdência na semana que vem
Governador sanciona leis de combate à crueldade contra animais
Bolsonaro avalia reduzir imposto sobre produtos de TI
Parecer da reforma é bem recebido pelo mercado financeiro