Menu
28 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner ALMS - AUDIÊNCIA PÚBLICA
Meio Ambiente

MS poderá ter programa de coleta de óleos

Objetivo é criar medidas para reaproveitamento, evitando despejo inadequado

11 Ago2017Da redação14h49

Mato Grosso do Sul poderá ter um programa de coleta e reciclagem de óleos. Um projeto de lei neste sentindo foi aprovado pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa e seguiu para apreciação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que poderá sancionar ou vetar a matéria.

O Projeto de Lei (PL) 29/2017 é de autoria de Paulo Siufi (PMDB). Conforme o parlamentar, o objetivo é dispor sobre medidas de reaproveitamento, minimizando os impactos ambientais do despejo inadequado.

Em série de reportagens veiculadas no mês passado, o Diário Digital mostrou que o Poder Público, em Campo Grande, por exemplo, não tem atualmente ações específicas voltadas para a coleta e reciclagem de óleo doméstico. Contudo, há iniciativas como o projeto De Olho no Óleo da concessionária Águas Guariroba que recolhe o produto em escolas da Capital.

Para Siufi, o programa irá otimizar ações estaduais e não-governamentais que busquem a participação do empresariado e das organizações sociais, com o objetivo de “conceder apoio estratégico e aprimorar a atividade econômica da reciclagem de matéria residual de óleo de uso alimentar.”

Ele cita ainda a necessidade de buscar o cumprimento de metas de proteção ao meio ambiente, informação aos consumidores e conscientização da sociedade a respeito de danos provenientes do descarte residual e das vantagens da prática de sua reutilização em escala industrial.

Veja Também

Cãmara Prefeitura presta contas Situação financeira da Capital será debatida na segunda-feira
Assembleia Deputados analisam, prestação de contas da Saúde Relatório do primeiro quadrimestre será votado e aprovado por parlamentares
Múltipla escolha eleitoral
Pedro Chaves defende caminhoneiros e critica gestão da Petrobras
Projeto de lei cria programa de amparo à mulher alcoólatra em MS
Temer entra com ação no STF para desbloquear rodovias
Forças federais vão desbloquear rodovias
Simone comemora destinação de 30% do fundo eleitoral para mulheres
TSE define quanto cada partido receberá de fundo eleitoral
Reoneração é aprovada com erro e projeto será ajustado, diz Marun