Menu
3 de junho de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Tecnologia no jornalismo

Diário Digital usa redação mobile nas Eleições 2014

Jornal eletrônico utilizou de ferramenta especial para cobertura de eleições

28 Out2014Dayene Paz10h49
Aplicativo utilizou tecnologia 4G para transmitir informações minuto-a-minuto para redação (Foto: Luciano Muta)
  • Diário Digital utilizou aplicativo e alimentou notícias via celular
  • Aplicativo utilizou tecnologia 4G para transmitir informações minuto-a-minuto para redação (Foto: Luciano Muta)
  • Editor-chefe do Diário Digital, Marcelo Varela explica que ferramenta pode levar informações rapidamente ao leitores do DD (Foto: Luciano Muta)
  • Repórteres utilizaram login especial para acessar plataforma e ambiente de inserção de notícias (Foto: Luciano Muta)
  • Enquanto uma equipe estava acompanhando um candidato e inserindo informações (Foto: Luciano Muta)
  • Outra equipe estava inserindo fotos e notícias de outro ponto da cidade, na hora do fato (Foto: Luciano Muta)
  • Repórter do Diário Digital, Valdelice Bonifácio, registra momento no TRE para inserir notícias no aplicativo (Foto: Luciano Muta)

O Diário Digital utilizou uma nova ferramenta desenvolvida especialmente para a cobertura das eleições 2014. Trata-se de um aplicativo mobile (para celular) em que os repórteres e repórteres fotográficos utilizaram durante a cobertura especial. Pelo smartphone, a equipe estava atenta a todas as notícias e atualizando em tempo real, em qualquer lugar.

Os repórteres utilizaram smartphones de última geração e com capacidade de tirar fotos em alta resolução. O aplicativo era acessado por meio da conexão 4G em um endereço específico, com um ambiente de carregamento de fotos e notícias rápidas. Os resultados alcançados, já no 1º turno das eleições foram surpreendentes, através do número de acessos, visualizações e alcance das publicações, inclusive nas mídias sociais.

“Nós utilizamos a tecnologia desenvolvida especificamente para o Diário Digital e pudemos contar com a equipe de colaboradores na Capital e interior. Os repórteres enviaram fotos e registros para nós e inserimos via celular, dando suporte à equipe de redação para a construção de matérias consolidadas. Para nós, os resultados foram surpreendentes e os leitores compartilharam nas redes sociais rapidamente as notícias em tempo real”, diz o editor-chefe do Diário Digital, Marcelo Varela Nina.

Entre os exemplos no 1º turno foi durante a manhã, na hora de votação dos candidatos. “Enquanto estávamos com equipes cobrindo a votação de candidatos e do governador André em Campo Grande, recebíamos fotos e informações do momento em que os candidatos de Evander, Professor Monje e Delcídio votavam em Corumbá. A equipe pode lá do bairro das Moreninhas inserir as notícias rapidamente no Diário Digital, fazendo a notícia chegar ao leitor o mais rápido possível”, explica Varela.

Já no segundo turno, o exemplo foi quando a equipe do Diário Digital registrava o voto do candidato Reinaldo Azambuja (PSDB), agora eleito governador, na Escola Lúcia Martins Coelho e uma outra equipe conseguiu flagrar o momento em que o senador e ex-candidato Delcídio do Amaral (PT) percorria seções eleitorais nas Moreninhas. “O leitor do Diário Digital pode acompanhar todas as informações minuto-a-minuto”, relata Marcelo.

O aplicativo foi desenvolvido pela Dothcom Consultoria Digital e para o CEO Gustavo Mattos, a ferramenta do Diário Digital, além de ser uma novidade foi um desafio para a equipe. “A necessidade foi para que criássemos uma redação itinerante onde era necessário que o repórter tivesse mobilidade para produzir as notícias. O aplicativo trouxe uma solução prática e objetiva para a gestão de conteúdo onde conseguimos implementar o que tinha de mais novo em tecnologia mobile”, concluiu.

Veja Também

Câmara lança cartilha para ajudar candidaturas de mulheres em 2020
Projeto obriga redes sociais a pedirem CPF ou CNPJ para acesso a aplicativos
Presidente do TSE defende lista tríplice obrigatória para escolha do PGR
Projeto aumenta penas para crimes contra profissionais de imprensa
Senadora alerta para enormes desafios do pós-pandemia
Ação contra fake news é para censurar mídias sociais, diz Bolsonaro
Projeto de Lei suspende restrição do CPF por dívidas de IPVA
Governo impõe quarentena remunerada a Mandetta
Proposta isenta comerciantes e motoristas de multas aplicadas na pandemia
Projeto suspende juros e multas aos mutuários da EMHA na pandemia