Menu
19 de outubro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner CCR-MS Via
Poder Público

Confira o que abre e fecha no feriado prolongado

Dirigentes dos órgãos e das entidades estaduais deverão garantir o funcionamento dos serviços essenciais

10 Out2018Da redação13h37

O Governo de Mato Grosso do Sul informa que devido ao feriado de comemoração à criação do Estado (11.10) e, ao nacional, Dia de Nossa Senhora Aparecida (12.10), as atividades nas repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual retornam somente na segunda-feira (15.10). 

Os dirigentes dos órgãos e das entidades estaduais deverão garantir o funcionamento dos serviços essenciais como saúde e policiamento por meio de escalas de serviço ou de plantão.

Confira abaixo os órgãos e as entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual que terão horários e datas especiais de funcionamento.

Hemosul - O Hemosul de Campo Grande atenderá em horário diferenciado nesta quinta-feira (11.10) e no sábado (13.10) será das 7h às 12h.

O hemocentro fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, no Centro. Somente na sexta-feira (12.10) não haverá expediente.

No interior, todas os pontos de coleta do Hemosul estarão fechados neste feriado prolongado. O atendimento em toda a Hemorrede de Mato Grosso do Sul retorna ao normal a partir da segunda-feira (15.10).

Para atender os pacientes internados em Mato Grosso do Sul também o Hemosul coordenador está convocando com urgência os doadores de sangue tipo O- e O+. Todos os hospitais públicos e privados do Estado são atendidos pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul. Pois, a necessidade da doação frequente é reforçada, uma vez que a produção de plaquetas tem validade de cinco dias. Assim, para atender os pacientes internados em Mato Grosso do Sul, o Hemosul pede a solidariedade da população.

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que ir acompanhado de um responsável legal ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), e levar o responsável legal assine e, então, reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

O doador tem que estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

Agenfa - As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior não irão abrir durante o feriado, portanto, as emissões de guias deverão ser realizadas pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). 

Detran - O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) informa que não haverá atendimento ao público na quinta e sexta-feira (11 e 12.10), devido aos feriados. O atendimento ao público volta ao normal na segunda-feira (15.10).

Em casos de dúvidas, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones 154 – na Capital – e (67) 3368-0500 no interior do Estado.

Atendimento Fácil - As unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão – ficam fechadas nos dias 11 e 12 de outubro e voltam a funcionar somente na segunda-feira (15.10).

As unidades do Fácil General Osório, Fácil Aero Rancho e Fácil Guaicurus funcionam das 8h às 16h. Já a unidade do Fácil Bosque dos Ipês acompanha o funcionamento do shopping com atendimento das 10h às 22h.

Veja Também

Nova pesquisa consolida liderança de Reinaldo
MPE vai apurar suspeita de doações ilegais à campanha de Bolsonaro
Eleitores de Bolsonaro realizarão ato público no domingo
Moro nega influência nas eleições ao divulgar delação de Palocci
Senac da Capital oferece cursos na área de informática
Próximo governo terá receita de R$ 15 bi em 2019
Aluno escondia arma dentro da lancheira, diz escola
Temer afirma que seu governo tirou o Brasil da crise
Haddad diz que substituirá toda a equipe econômica caso vença
Bolsonaro diz ter firmado compromisso em defesa da família