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26 de maio de 2018 • Ano 7
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Interior

Maioria dos clientes vistoriados furtava energia em Rio Verde

Ação flagrou irregularidade em 21 dos 40 pontos vistoriados; 9 pessoas foram levadas à delegacia

16 Mai201814h51

A concessionária Energisa realizou ação de combate ao furto de energia na cidade de Rio Verde nesta quarta-feira, dia 16. Foram vistoriados 40 pontos suspeitos, sendo constatados furto de energia em 21 deles, e 9 pessoas levadas a delegacia para prestarem esclarecimentos. Os clientes autuados devem pagar pela energia consumida durante o período da fraude. Ao todo, 20 equipes da Energisa participaram da ação que contou com o apoio da Polícia Civil.

As inspeções foram realizadas com base em informações do Centro de Inteligência de Combate a Perdas que monitora constantemente o comportamento de consumo dos clientes. A Energisa atua em todo o estado no combate a furtos de energia, uma obrigação regulatória determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O furto de energia, mais conhecido como “gato”, é crime e gera impacto nas tarifas de clientes regulares. A pena para quem comete a fraude varia de 2 a 8 anos e para quem é beneficiado pela fraude, de 1 a 4 anos.

Somente em 2017 foram realizadas na área de concessão da Energisa, 103 mil inspeções de combate a furtos de energia, que geraram 22,2 mil autuações. Cerca de 150 clientes são autuados diariamente pelo furto de energia no Estado. Em 2018, já foram realizadas 34 mil fiscalizações na Capital. Os municípios de Maracaju, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Campo Grande também tiveram ações de combate ao furto este ano.

Vale lembrar que para denunciar casos de furto de energia, o cliente pode entrar em contato pelo Canal de Atendimento - Call Center 24 horas: 0800 722 7272, pelo aplicativo Energisa ON e pelas Redes Sociais.

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