Campo Grande •23 de Novembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Governo - Refis

Da redação | Domingo, 20 de Agosto de 2017 - 10h12Imagens de satélite ajudam a combater desmatamentoPolícia localiza áreas desmatadas e faz cruzamento com dados dos licenciamentos

(Foto: Divulgação/PMA)

A Polícia Militar Ambiental (PMA) está realizando, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), uma operação denominada “Cachorro Vinagre”, que objetiva a realizar levantamentos por imagens de satélites de desmatamentos ilegais em todo o Estado. Com as áreas de desmatamentos levantadas, são cruzados os dados dos licenciamentos.Em seguida, as pessoas que realizaram desmatamentos ilegais são autuadas por equipes da PMA.

Um resultado recente foi a autuação por desmatamento na zona rural do município do proprietário de uma fazenda, à margem da BR-163. O infrator havia desmatado de área de vegetação de cerrado sem autorização do órgão ambiental.

O fazendeiro, residente em Campo Grande, desmatou uma área de nove hectares há algum tempo e já havia plantado pastagem na área. As atividades foram interditadas. O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 9.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um a ano de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar um plano de recuperação de área degradada e alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

Cachorro Vinagre – A operação é realizada pela Polícia Militar Ambiental em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE). O objetivo é realizar levantamentos por imagens de satélites de desmatamentos ilegais em todo o Estado. Com as áreas de desmatamentos levantadas, são cruzados os dados dos licenciamentos e, em seguida, as pessoas que realizaram desmatamentos ilegais são autuadas por equipes da PMA.

Diversas autuações já foram realizadas em todo o Estado. Algumas por desmatamentos recentes, outras, quando iniciavam os desmatamentos ilegais e, algumas a infração era mais antiga e na área desmatada já havia o plantio de pastagem ou lavoura.

O nome da Operação faz referência ao cachorro-vinagre, Speothos venaticus, uma espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção, conforme Instrução Normativa 003/2013, do Ministério do Meio Ambiente.

Alerta – A PMA alerta para que os proprietários rurais realizem o licenciamento ambiental antes de efetuar a alternativa do desmatamento. Os levantamentos realizados pelas imagens localizam grandes, médios e pequenos desmatamentos, bem como os antigos, recentes e em processamento. Dessa forma, não adianta o infrator pensar que não será descoberto, pois, será e, quando for, responderá administrativamente (multas), penalmente (crime) e na instância civil (pois terá que reparar o dano).

Veja Também
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento