Menu
28 de maio de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Campo Grande

Prefeitura recebe doação de máscaras confeccionadas por voluntários

Ao todo, devem ser confeccionadas 10 mil máscaras para serem distribuídas, seguindo padrões e protocolos de segurança

1 Abr2020Da redação19h19

Integrantes da instituição Sotrayrubá, localizada no Bairro Jardim Carioca, decidiram se unir na fabricação de máscaras que serão doadas às unidades de saúde de Campo Grande. Nessa terça-feira (31), um grupo de voluntários fez a entrega simbólica de 1 mil unidades ao secretário municipal de Saúde José Mauro Filho. Ao todo, devem ser confeccionadas 10 mil máscaras para serem distribuídas, seguindo todos os padrões e protocolos de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O presidente da instituição, Frank Nobre, conta que a iniciativa para produzir as máscaras para serem doadas surgiu entre os próprios frequentadores, como uma forma de contribuir com o trabalho dos profissionais de saúde, considerando a escassez do produto no mercado, diante do aumento da procura por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19).

“Nós acompanhamos a dificuldade que os estados e municípios estão tendo para conseguir comprar máscaras e outros equipamentos de proteção, justamente porque estão em falta no mercado, por isso decidimos nos juntar para confeccionar as máscaras com auxílio de voluntários, que também nos ajudaram com os materiais utilizados”, disse.

Uma das voluntárias, Lucimara Ferraz, explica que o grupo teve a preocupação de seguir todos os protocolos dos órgãos sanitários para garantir a qualidade do material.

“Todos os voluntários fazem o uso rigorosos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas, por exemplo, para evitar uma eventual contaminação dos materiais fabricados. Além disso, o ambiente onde as máscaras são produzidas é desinfectado a cada duas horas, seguindo todos os padrões”, comentou.

Os materiais deverão ser entregues à secretaria de forma gradativa e posteriormente encaminhados às unidades de saúde. Somente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs) são utilizadas cerca de 4 mil máscaras por dia pelos profissionais.

Veja Também

Beneficiários do auxílio podem usar aplicativo da Caixa para comprar em lojas
Governo faz testes em massa de coronavírus
Rodoviária de Corumbá deve reabrir com medidas sanitárias reforçadas
Taxa de distanciamento fica estagnada e casos de Covid-19 disparam
Barreiras sanitárias desinfectam mais de 9 mil veículos e abordam 16 mil pessoas
MS tem 1.262 confirmações de Covid-19
Senador de MS atua para inserir Brasil no grupo internacional de pesquisas
Atendimento em delegacia é suspenso após policiais testarem positivo
Energia terá bandeira tarifária verde até dezembro de 2020
Covid-19: Brasil passa dos 400 mil casos confirmados e 25 mil mortes