Menu
3 de abril de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Covid-19

Prefeito atualiza as medidas contra o coronavírus na Capital

Igrejas e Casas lotéricas poderão abrir mediante a cumprimento de medidas estabelecidas pelo Município

26 Mar2020Evelyn Thamaris18h01

Precaução e cautela serão algumas das coisas que não se abrirão mão em Campo Grande. “Economia nunca vai se sobrepor a vida de pessoas”, afirmou o prefeito em live reproduzida na tarde de hoje, 26 de Março, através de rede social.

Esteve presente na live Dra. Cândice, que falou a respeito do setor da indústria na capital, “condição prioritária, é o trabalho seguro”, afirmou a doutora.

As condições propostas em decreto municipal são as mínimas, porém agora com dever prioritário. Esterilização das grandes superfícies pelo menos duas vezes ao dia, manter distância mínima 1.5 m de uma pessoa e outra, delimitar entrada de pessoas dentro de um local fechado.

Diante do decreto federal realizado nesta quinta-feira (26), existe uma pressão muito grande em relação a abertura dos comércios. As determinações do presidente serão obedecidas desde que se cumpram às normas e restrições elaboradas pelo município.

Restaurante - Será permitido abertura, com lotação máxima reduzida em 70%, podendo funcionar com 30%, sendo realizada higienização completa antes de abrir e após fechar, havendo também higienização de maquinetas de cartão, e mantendo 2 metros de distância uma mesa e outra. Todos os funcionários terão que utilizar equipamentos de proteção individual (EPI)  obrigatoriamente, sendo luvas e máscaras, e se possível ser aferida com termômetro infra- vermelho a entrada de cada pessoa no estabelecimento, sendo que se for verificada temperatura corpórea febril, ser proibida entrada de tal cliente, além de divulgação de informações sobre o COVID-19.

Serão realizadas rondas nos estabelecermos que estiveram funcionando para a verificação do comprimento das medidas estabelecidas.

Casas Lotéricas - Só serão reabertas as casas lotéricas que realizarem higienização completa e sendo refeita de 2 em 2 horas, e utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos funcionários, luvas e máscaras, além de serviço transitório de 1,5 de uma pessoa da outra. Deve se dispor em todas as casas lotéricas álcool em gel. “ Não encontro o álcool gel, então não abra, se for pego sem os requisitos solicitados, terá alvará suspenso” afirmou o prefeito.

Funcionamento das 9 às 17 horas será o estabelecido para funcionamento.

Igrejas - Em relação a abertura das igrejas, que foram liberadas pelo presidente, o prefeito afirma que terá normas. “As igrejas poderão voltar somente a partir de de segunda-feira, de qualquer nomenclatura, desde que obedeça às condições”.

Higienização completa, antes e depois das reuniões, respeitando limite de distanciamento de 1, 5 m, uma pessoa a 1 metro quadrado, conforme nota técnica da OMS, e manter a disposição de álcool para uso dos frequentares, além do uso de termômetro infravermelho para aferição de temperatura, e de conteúdo informativo sobre o coronavírus. Funcionamento permitido das 6h da manhã até as 19:30, com limite de dois cultos por dia, sendo oferecido equipamentos individual a todos que fazem parte da igreja, luvas e máscaras, janelas e portas todas abertas.

Ainda sobre as igrejas ele ressalta que recomenda que os fiéis assistam de casa por meio de canais da internet. “Fazer da nossa casa a nossa igreja, qual a preocupação dos pastores de termos que ir até lá? ”, questionou o prefeito.

Construção civil - As recomendações devem ser seguidas, fornecendo lavatório com água e sabão, além de álcool gel, e manter sempre o local arejado, havendo limpeza de maquinários de uso coletivo, manter distanciamento social em canteiros de obras, escritórios e refeitórios. Afastar funcionário do grupo de risco, como idosos, que apresentem sintomas, ou com doenças cardiovasculares, pulmonares e diabetes.

Aeroporto - Será realizado uma barreira de vigilância sanitária, já que houve impedimento no fechamento. Todos que desembarcarem em Campo Grande, serão submetidos a exames antes de entrar no território da cidade.

Outros comércios - Shopping, transporte coletivo e demais cinerícios ainda estão sendo ponderados, para que se volte o funcionamento de pouco em pouco. Está sendo estudado a melhor maneira para que não aumente as estáticas do coronavírus na cidade.

Prefeito finalizou dizendo, que em Campo Grande não teve uma grande manifestação justamente pelas medidas já tomadas anteriormente, evitando a proliferação desenfreada do vírus.

Veja Também

Mais dois casos suspeitos de Covid-19 são descartados em Corumbá
Mais de 3 mil pessoas passaram nas barreiras sanitárias em MS
Ônibus circularão das 5h às 21h30 só com passageiros sentados
Senado aprova projeto que muda regras durante pandemia
Parque vira polo de atendimento da COVID-19
Sesc Morada terá 2º happy hour digital, com a banda On The Road
Condutor pode trafegar sem placa, mas deve portar documento
Brasileiros repatriados da Bolívia chegam a Corumbá
Casos de Covid-19 estão em áreas nobres
MS reage à crise do coronavírus com mais de 60 medidas