Menu
5 de abril de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Saúde

Bebê de três meses é confirmado com coronavírus na Capital

Com a infecção da criança, a quantidade de pacientes contaminados no Estado passou de 24 para 25

26 Mar2020Da redação16h54

Um bebê de três meses do sexo masculino é o mais novo paciente contaminado com o novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. A informação foi repassada na tarde desta quinta-feira, 26 de Março, durante transmissão ao vivo, pela internet, com participação de integrantes do governo do Estado.

Com a infecção do bebê, a quantidade de pacientes contaminados em MS passou de 24, número registrado nos últimos dois dias, para 25. Há ainda 53 casos suspeitos aguardando o resultado dos exames; 299 casos foram descartados, 11 excluídos e nenhum óbito no Estado.

Conforme a secretária-adjunta de saúde, Cristhine Carvalho, o bebê é de Campo Grande e filho de um casal já confirmado positivo para o COVID-19 anteriormente. A criança está em isolamento domiciliar com a família e passa bem.

Ela relatou ainda que dos 25 pacientes positivos em MS, 12 permanecem em isolamento domiciliar, sendo 10 na Capital e dois no interior. Nove pacientes já tiveram alta, ou seja, cumpriram a quarentena de 14 dias.

Quatro pessoas infectadas permanecem internadas em hospitais, duas já com altas programadas. Uma deve deixar o hospital amanhã e outra na próxima semana. As outras duas seguem internadas, sendo que uma delas inspira mais cuidados.

Ainda de acordo com Cristhine Carvalho, foram realizados 480 testes para coronavírus em MS. Durante a transmissão, ela pediu que os sul-mato-grossenses não deixem de lado as medidas preventivas, tais como os cuidados com higiene e o isolamento.

Vale mencionar que os 25 casos suspeitos tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde é feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde. Os resultados ficam protos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras

 

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel,  que também participou da transmissão ao vivo, reiterou que os salários dos servidores públicos estaduais serão pagos com antecedência, a partir do dia 31 de Março, sendo escalonados em três dias. A folha representa quase R$ 500 milhões depositados nas contas dos cerca de 80 mil servidores ativos e inativos.

Riedel também disse que o momento requer equilíbrio entre as medidas preventivas e o funcionamento da economia.

“Nesse momento não podemos errar na dose. O remédio que toda sociedade sul-mato-grossense está tomando é o do isolamento tem efeito colateral, esse efeito é na economia. Esse efeito colateral não pode ser mais do que a própria doença (...) Temos que manter o foco para não errar para mais nem para menos”, opinou.

Veja Também

Mesmo com isolamento, exposição moderada ao sol não deve ser esquecida
Empresa Vetorial doa R$ 60 mil para combate ao coronavírus em Corumbá
Senai conserta respiradores estragados
Casos confirmados de coronavírus já são 65 em MS
Prefeitura adota expediente de cinco horas
Todo mundo vai ter contato com o vírus, diz secretário-executivo da Saúde
Deputados farão sessões por videoconferência
Curso de Química da UFGD produzirá álcool 70% para abastecer HU
Isolamento social, atuação de profissionais da saúde e combate à dengue são destaques
Brasil ultrapassa marca de 10 mil casos de covid-19