Menu
28 de janeiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Retrospectiva

Em 2019, DD foi o site mais premiado pela 2ª vez

Portal online da Rede MS brilhou em concursos de jornalismo nas categorias Webjornalismo e Fotojornalismo

30 Dez2019Da redação14h30
Diário Digital e AgroBrasil TV premiados na Famasul (Foto: Divulgação)
  • Diário Digital foi vencedor em várias premiações ao longo de 2019
  • Diário Digital e AgroBrasil TV premiados na Famasul (Foto: Divulgação)
  • Equipe da Rede MS festeja premiações na Famasul (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • Fotografia premiada no concurso da Famasul, de Marco Miatelo
  • Diário Digital premiado na OCB-MS (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • Rede MS foi destaque no Prêmio Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • Imagem premiada em 2º lugar na Assembleia (Foto: Marco Miatelo)
  • Imagem premiada em 3º lugar na Assembleia (Foto: Marco Miatelo)
  • Fotografia medalha de ouro no Festival Brasília Photo Show, na categoria Categoria Agronegócio/Hortifruti (Foto: Marco Miatelo)
  • Fotografia premiada na 2ª colocação no MPE (Foto: Marco Miatelo)

O ano de 2019 foi o segundo consecutivo em que o portal Diário Digital foi o mais premiado de Mato Grosso do Sul. Outros veículos da Rede MS como da TV MS Record, o canal de TV AgroBrasil e a rádio FM Cidade 97,9 também brilharam em concursos de jornalismo neste ano.

A premiação mais recente foi a da Famasul no dia 14 de Dezembro. O tema do concurso foi ‘A tecnologia do campo conectada com a cidade’. O portal Diário Digital levou dois prêmios, ambos em primeiro lugar, um em Webjornalismo e outro em Fotornalismo. O canal AgroBrasil, segmentado para o agronegócio, ficou com a terceira colocação na categoria telejornalismo.

A reportagem premiada na categoria Webjornalismo tem como título “Peão eletrônico é ajuda certeira na lida com a boiada”. A matéria é de autoria da repórter e editora-chefe do Diário Digital Valdelice Bonifácio. A jornalista já tinha vencido na mesma categoria na edição do prêmio no ano de 2018.

Já a fotografia vencedora é de Marco Miatelo. A imagem retrata o uso de drones em propriedade rural de Campo Grande. A foto premiada pode ser vista na galeria acima desta matéria. O fotógrafo também esteve na premiação de 2018, conquistando a segunda colocação na mesma categoria.

A reportagem do canal AgroBrasil tem como título “Plataforma auxilia no levantamento de produção e preços para agricultura”, de autoria da repórter Karol Peralta. A matéria também tem a participação de Valdecir Shiroma cinegrafista e editor de vídeos.

Em 6 de Dezembro, o site foi premiado na sexta edição do concurso de jornalismo do sistema OCB-MS que reúne as cooperativas de Mato Grosso do Sul. O site ficou na primeira colocação na categoria Jornalismo Online.

A reportagem premiada tem como título ‘Cooperativas financeiras têm cada vez mais crédito’ de autoria de Valdelice Bonifácio. A matéria trata do crescimento do cooperativismo de crédito em MS.

Em 4 de Dezembro, o portal foi premiado no 1º concurso de jornalismo da Assembleia Legislativa nas categorias Webjornalismo e Fotojornalismo. O concurso teve como tema os 40 anos de criação da primeira Constituição de MS.

O Diário Digital levou a primeira colocação na categoria Webjornalismo com a reportagem ‘Emenda escrita à mão colocou UEMS na primeira constituição de MS’ de autoria de Valdelice Bonifácio.

O DD também levou duas premiações na categoria Fotojornalismo. O fotógrafo Marco Miatelo ganhou o segundo e terceiro lugares, tendo inscrito no prêmio fotografias que compõem a reportagem vencedora.

Na mesma premiação, a TV MS Record foi a segunda colocada na categoria Telejornalismo com a reportagem ‘40 anos de constituição e evolução - AL/MS, espaço democrático e inclusivo’ da repórter Ana Paula Cardoso. A equipe que elaborou a matéria é composta ainda por Aline Barreto (Produção); Semi Ferreira (Cinegrafista); Max Sniper (Auxiliar) e Elpídio Neto (Editor de Imagens).

Já a Rádio FM Cidade 97 foi agraciada na terceira colocação tendo concorrido com a reportagem ‘Os 40 anos e a representatividade da Constituição Estadual’, de autoria de Adeline Bacelar e Daniel Renostro.

Em 30 de Setembro, a fotografia intitulada ‘Alojamento Masculino’ de Marco Miatelo foi a segunda colocada na categoria fotojornalismo no 2º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes, realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. A imagem mostra o ex-governador André Puccinelli (MDB) chegando à penitenciária quando foi preso pela primeira vez em 2017.

Reconhecimento nacional – Além das premiações locais, o Diário Digital também alcançou reconhecimento em concursos nacionais.

Em Novembro, o Diário Digital foi finalista do prêmio nacional Estácio de Sá 2019, com a reportagem ‘Descobertas das ciências nas escolas públicas’ de autoria de Valdelice Bonifácio. A reportagem trata do esforço de alunos e professores para garantir o avanço das experiências ciêntíficas nos estabelecimentos de ensino.

No mesmo mês, Uma fotografia do Diário Digital levou a medalha de ouro no Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show, na categoria Categoria Agronegócio/Hortifruti. A imagem, do fotógrafo Marco Miatelo, mostra o produtor de orgânicos Valter Neumann cuidando de sua horta, no Bairro Nova Tiradentes, em Campo Grande.

Outras imagens do site feitas pelo mesmo fotógrafo também foram destaque em outras competições internacionais tais como 7th Zebra Awards e Prêmio New Holland.

Veja Também

Diário de Influência inova comunicação digital
Em 2019, crianças e mulheres foram vítimas de crimes brutais
Em 2019, 14 de Julho foi transformada
Em 2019, protesto por ônibus teve repressão
Em 2019, Omertà desmantelou milícia
Em 2019, televisão teve muitas despedidas
Em 2019, o Pantanal ardeu em chamas
Influenciadores do DI fazem tour na cervejaria Bamboa
Flávia Siqueira: empreender é para todos
Rede MS leva três prêmios na Famasul