Menu
22 de maio de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Patrocinadores BG
Informe Publicitário

Os encantos do Sul do Brasil

Região Sul proporciona experiências que não são encontradas em outras regiões do país

15 Mai2019Da redação08h34

A região Sul do país reserva encantos únicos para turistas do mundo inteiro. Cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul estão entre as preferidas de quase 25% dos turistas brasileiros. E não é à toa. Os destinos do Sul são cheios de charme e proporcionam experiências que não são encontradas em outras regiões do país.

Para ajudar na pesquisa sobre bons atrativos no Sul do Brasil, segue uma lista com destinos para todos os gostos. Tem de praia ao frio, de café ao enoturismo, de ecoturismo a história e cultura. Após escolher qual combina mais com as próximas férias, basta decidir a viagem e já começar a pesquisar passagem aérea em promoção (sempre com antecedência, para conseguir melhores preços).

Paraná

Um dos destaques do Paraná é seu incrível litoral. As praias mais procuradas estão na cidade de Paranaguá, especificamente na Ilha do Mel, na Baia de Paranaguá. Só se chega lá por barco mas, ainda assim, o destino é procurado por turistas do mundo todo, especialmente no verão. Só na Ilha do Mel, três praias estão entre as mais bonitas do estado: Praia das Encantadas, Praia de Fora e Praia da Fortaleza. A primeira é marcada pela agitação, devido a sua grande concentração de bares, restaurantes e pousadas. A segunda é destino para quem gosta de surfe na maré alta e de calmaria na maré baixa, quando são formadas piscinas naturais. A última é a mais tranquila, mas com boa infraestrutura.

No norte do Paraná, a Rota do Café inclui 16 municípios e 34 atrativos em um raio de 200 km de Londrina. Os principais pontos turísticos são o Museu Padre Carlos Weiss e o Armazém em Londrina, a Fundação Cultural de Ibiporã, a Estância Ecológica Guaicurus e a Fazenda Palmeira em Santa Mariana, as fazendas e sítios de café em Cambará e a Fazenda Monte Bello em Ribeirão Claro.

O ecoturismo é garantido no Parque Nacional do Iguaçu, a 17 km da cidade de Foz do Iguaçu, no extremo oeste paranaense. Dois circuitos - Superior e Inferior - prometem experiências diversas da visita à Área das Cataratas. A cidade é repleta de outros atrativos e conta com infraestrutura turística profissional, com muitas opções de hospedagem, bares, restaurantes, lojas e roteiros variados.

Santa Catarina

Os destinos turísticos de Santa Catarina têm travado uma verdadeira guerra pelo título de cidade mais fria do Brasil, em busca dos visitantes que procuram o Sul para curtir um friozinho. Urubici, São Joaquim e Urupema disputam a cada inverno pelo primeiro registro de temperatura negativa no Brasil, com o intuito de atrair cada vez mais turistas. A estratégia funciona e as três cidades tornaram-se importantes destinos de inverno para amante de frio nenhum botar defeito.

As três cidades batem com facilidade a meta de marcar temperatura negativa no inverno. O resultado é uma estação repleta de geadas e até neve. Em São Joaquim, o Snow Valley recria o clima dos parques nacionais norte-americanos, com experiências típicas dos Estados Unidos, gastronomia e hospedagem.

Urubici é o principal destino da Serra Catarinense, por suas belezas naturais. São diversas opções de passeios por cachoeiras, serras, cânions e cavernas. Os destaques vão para o Morro da Igreja, a Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e o Cânion do Espraiado. O inverno rigoroso de Urupema promete temperaturas próximas a -8ºC. Impressionante ver o fenômeno da Cascata que Congela, na Rota das Cachoeiras, abaixo do Morro das Torres.

Para quem curte praia, Florianópolis, Bombinhas, Garopaba e o concorridíssimo Balnenário Camboriú são alguns dos ótimos destinos no verão.

Rio Grande do Sul

Terra do churrasco, o Rio Grande do Sul tem se especializado em um dos segmentos turísticos mais interessantes para se explorar: o enoturismo. A rota de cidades conhecida como Vale dos Vinhedos é ótimo destino para quem gosta de um bom vinho. A visitação em vinícolas é obrigatória nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, onde é possível conhecer o modo de preparo da bebida, com direito a degustação gratuita.

Quem prefere uma viagem com atrativos históricos e culturais também estará bem servido. Aqui destacam-se as Ruínas de São Miguel das Missões, no município de mesmo nome, um Patrimônio Cultural da Humanidade tomado pela Unesco em 1983. O antigo templo da redução jesuítica - período das missões jesuíticas no Brasil colônia - é um traço da arquitetura remanescente do século XVII. Outras cidades têm muita história para contar, especialmente sobre as imigrações alemã e italiana, como Gramado, Antônio Prado, Caxias do Sul e Pelotas.

Tramandaí é o destino número um para quem prefere aproveitar o verão perto do mar. A Praia de Tramandaí oferece uma linda paisagem e conta com excelente infraestrutura turística. A Avenida Paraguassú, que passa por todo o balneário, é repleta de opções de hospedagens, bares, restaurantes e lojas. Outras cidades litorâneas que merecem a visita são São Lourenço do Sul e Torres.

 

 

Veja Também