Menu
23 de março de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega banner segov dengue
Comunicação

Whatsapp é aplicativo mais usado no país

O queridinho já completa 10 anos no Brasil

15 Mar2019Da redação19h38

Parece que foi ontem que o Whatsapp chegou em nossas vidas, trazendo os contatinhos, o envio de mensagens de áudio, arquivos e stickers, certo? Mas, acredite: o aplicativo mais famoso do país já completa 10 anos! 

O fato é que, com a chegada desse app, muita coisa mudou. Lembra-se de quando enviávamos SMS para os amigos? Tudo bem, talvez você não se lembre... Mas, essa prática consumia créditos, nem sempre a outra pessoa respondia e não sabíamos, sequer, se o destinatário havia recebido.

Pois é, o “zap zap” ou “whats” como também é chamado, trouxe tanta inovação na comunicação informal e até mesmo empresarial que nos deixou mal-acostumados. Afinal, hoje é possível saber se a pessoa visualizou a mensagem ou não, se ouviu o áudio ou não, e se a mensagem que recebemos foi compartilhada de alguém. Vale lembrar, ainda, da facilidade e rapidez de criar grupos e listas de transmissão, além enviar músicas, links, vídeos, fotos, imagens de bom dia e, claro, prints! 

Sem desconsiderar, em nenhuma hipótese, as chamadas de vídeo e de voz que o aplicativo também possibilita, aproximando quem está longe e trazendo crianças e idosos para o mundo da tecnologia sem qualquer dificuldade ou sofrimento.

A evolução do aplicativo mais querido do país também movimentou a venda de smartphones nos últimos anos. Afinal, no início da década, nem todos os celulares tinham tecnologia para receber o Whatsapp, o que levou muitas pessoas a se “modernizarem” e adquirirem um smartphone e até um plano wi-fi para uso mais confortável em casa. 

Segundo dados divulgados pelo IBGE no fim de 2018, o Brasil registrava 126,4 milhões de usuários de internet em 2017, ou seja, cerca de 69% da população com idade igual ou superior aos 10 anos. Atualmente, 98% dos brasileiros usam o celular para acessar a internet, sendo o serviço de troca de mensagens o principal motivo. 

A comunicação via whatsapp é tão boa, que algumas operadoras de celulares já nem “cobram” ou descontam o uso dos pacotes de dados de seus clientes. Além disso, como já citado anteriormente, esta ferramenta quase que gratuita, facilita e muito a vida de micro e pequenos empresários, além de executivos que realizam call com seus clientes com uma facilidade muito maior.

Tudo isso significa que o Whatsapp, no auge dos seus 10 anos de vida, é um grande sucesso e um facilitador inquestionável, da comunicação nacional. 

Veja Também