Menu
26 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Governo do Estado - Gestão por Competência
Saúde Pública

Vereador pede instalação de posto de saúde próximo à UTR do lixão

Parlamentar cita que trabalho com resíduos tem diversos riscos a saúde

10 Set2016Da redação09h49

O vereador Roberto Durães (PSC), recebeu pedido para que intercedesse junto a prefeitura de Campo Grande pela construção de um Posto de Saúde ou uma Unidade de Pronto Atendimento na região da Unidade de Tratamento de Resíduo (UTR), no Bairro Dom Antonio Barbosa.

Atualmente são três cooperativas de catadores de material reciclável que trabalham na Unidade, com mais de 120 famílias envolvidas de forma direta. O trabalho com resíduos traz diversos riscos a saúde não só daqueles que manipulam o material, mas de toda a família do indivíduo.
 
Os riscos à saúde são diversos: risco químico (gases, poeira e contato com substâncias químicas tóxicas), físico (ruídos, vibração, frio e umidade), biológico (doenças patológicas, animais transmissores de doenças, lixo contaminado, entre outros), ergonômico (levantamento de peso em excesso), e acidentes (cortes com materiais perfurantes, quedas, contusões e até esmagamento).
 
"Precisamos garantir o acesso à saúde pela população, e os trabalhadores e suas famílias que trabalham no local não tem na região Posto de Saúde e nem Unidade Básica, é necessário pensar em todos os moradores de Campo Grande, e dar a todos a mesma atenção e qualidade de vida", informou o vereador.

 

Veja Também