Menu
29 de maio de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Benefício

Vale Renda ganha novas regras para ficar mais transparente

Cerca de 150 técnicos da Capital e do interior recebem qualificação para se familiarizar com os novos critérios

15 Mai2019Da redação17h59

O Programa Vale Renda passou por mudanças e, conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), vai ficar mais transparente. Nesta quarta-feira, 15 de Maio, foi aberta a capacitação para técnicos do programa da Capital e interior, em solenidade na governadoria.

Cerca de 150 técnicos da Capital e do interior recebem a qualificação para se familiarizar com os novos critérios do programa, que passou por mudanças no mês passado. Esses profissionais são responsáveis pelos cadastros, encaminhamentos e visitas às famílias beneficiadas.

A principal novidade é o uso do Cadastro Único – um instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda – e a impossibilidade do acúmulo com outro benefício semelhante, como o Bolsa Família. Com essa mudança, o governo poderá atender novas pessoas, que hoje não são beneficiadas por nenhum programa social.

No início do ano, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) descobriu que quase metade (22 mil) das 45 mil famílias que recebem o Vale Renda já é beneficiada pelo programa Bolsa Família ou não está em situação de vulnerabilidade social. Muitas delas conseguiram ascender socialmente e, por isso, não dependem mais do auxílio financeiro.

O programa do Governo do Estado atende famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica com aporte financeiro de R$ 180,00 mensais. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2010, da ONU, 3,5% da população de Mato Grosso do Sul vive na extrema pobreza.

(Com informações da assessoria de imprensa do governo de MS)

Veja Também

Estatal de abastecimento busca parceria com BNDES
Saiba como contestar resultado do cadastro do auxílio emergencial
Beneficiários são notificados por abandono, locação e cedência de unidades habitacionais
Pista de Simulação em Vias Públicas é reaberta após 8 anos
Mais de 100 veículos estão disponíveis no segundo leilão de sucata aproveitável
Campo grande adere à campanha nacional de turismo Meu Destino é Brasil
Apartamentos de residencial serão sorteados nesta sexta-feira
Planos de saúde incluirão mais 6 exames na lista obrigatória
Revogada portaria com punições a quem descumpria quarentena
Alunos da Reme terão aulas televisionadas