Menu
19 de novembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Pátio Central - Natal
Novembro Azul

Universitários de Veterinária realizarão avaliações sobre câncer em cães

Avaliações gratuitas serão feitas das 16h às 19h, neste domingo, em estacionamento de shopping

9 Nov2018Da redação15h39

Neste domingo (11/11), o curso de Medicina Veterinária da Uniderp promove a ação Outubro Rosa e Novembro Azul Pets durante o 1º Domincão, no Shopping Bosque dos Ipês. Com o objetivo de auxiliar a comunidade na conscientização e prevenção sobre câncer de mama e câncer testicular em cães, alunos e professores realizarão o exame de palpação nos animais para verificar a presença de nódulos, além orientar sobre os sintomas de aparecimento de tumores, as consequências das doenças, entre outras instruções. As avaliações são gratuitas e acontecerão das 16h às 19h, no estacionamento no shopping.

O professor de Medicina Veterinária, Klayton Galharte Alves, explica que o atendimento será oferecido para cães fêmeas e machos (não castrados) de todas as idades e que proprietários que não levarem seus animais de estimação também poderão sanar dúvidas. "Nos meses de campanha de prevenção ao câncer o alvo principal é a mobilização social para os humanos, mas a causa também é importante para a saúde animal", destaca o profissional. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, estima-se que a incidência de câncer de mama em cadelas seja de 45%, e que aproximadamente 30% das gatas sejam diagnosticadas com a doença.

Marcando o Novembro Azul, que conscientiza sobre o câncer de próstata no público masculino, a ação do curso de Medicina Veterinária terá como foco outro tipo da doença. "Diferente do homem, os cães machos são mais afetados por tumores nos testículos, principalmente os idosos, e quanto mais cedo o problema for descoberto, maior é a chance de cura", explica o professor Klayton.

Programação completa - Além de orientação e conscientização gratuita sobre câncer nos amigos de quatro patas, o 1º Domincão terá como atração principal a caminhada pet. Tutores e animais percorrerão o trajeto de 1 km dentro do estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês e, após a atividade, o concurso de cães elegerá e premiará os animais em quatro categorias diferentes: menor cão, maior cão, mais adestrado e mais estiloso. Para participar, basta se inscrever pelo site http://www.bosquedosipes.com/blog/domincao/ e doar 1 kg de ração no dia do evento, que será destinado para instituições de proteção animal. Os 100 primeiros inscritos ganharão um kit de participação.

O evento também promoverá uma feira de adoção das ONGs Anjos de 4 Patas, Abrigo dos Bichos, Grupo AAMAR e Cão Feliz, que acolhem e cuidam de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos em lares temporários. A programação ainda contará com o Batalhão de Choque da Polícia Militar apresentando um show de agility com seu efetivo de cães, que atuam em operações de ataque, auxiliando no patrulhamento ou como farejadores de entorpecentes.

A participação de animais no Domincão tem algumas regras: todos os cães devem, obrigatoriamente, usar coleiras ou peitorais e serem conduzidos na guia. As raças American Pit Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Dobermann, Dogo Argentino, Dogue Alemão, Fila Brasileiro, Pastor-Alemão, Pastor-Belga de Malinois, Rhodesian Ridgeback e Rottweiler serão permitidas mediante uso de coleira e focinheira.

Serviço:
Uniderp | Outubro Rosa e Novembro Azul Pets no 1º Domincão do Bosque dos Ipês 
Data: 11 de novembro 
Horário: das 16h às 19h 
Endereço: Av. Cônsul Assaf Trad, 4796 - Parque dos Novos Estados 
Inscrições: http://www.bosquedosipes.com/blog/domincao/

Veja Também

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula
MP aciona Justiça para que loteamento tenha estrutura adequada
Pessoas que lutam contra o racismo receberão comenda na ALMS
Medida Provisória redistribui arrecadação de loterias no Brasil
Região sul do Estado terá queda de temperatura
Associação Médica critica 'retaliação' cubana ao Mais Médicos
EUA elogiam postura de Bolsonaro na questão do Mais Médicos
Laboratório de Zoologia adquire réplicas de espécies pré-históricas
Simpósio vai reunir 17 renomados profissionais da Saúde
Tribunal decreta luto pela morte de desembargador