Menu
19 de fevereiro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Cultura

UFGD publica enciclopédia sobre os povos indígenas do MS

Obra é composta por uma compilação de artigos sobre os onze povos indígenas assentados de MS

11 Fev2019Da redação15h39

Com 934 páginas e 42 capítulos, divididos em 11 subtemas, a obra “Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais” foi recém-lançada pela Editora da UFGD e é fruto de um longo trabalho das organizadoras Graciela Chamorro e Isabelle Combès.

A enciclopédia é composta por uma compilação de artigos sobre os onze povos indígenas assentados no estado de MS e áreas geográficas contíguas, reunindo histórias contadas ou escritas. Segundo as organizadoras, o desafio era produzir um material que promovesse a visibilidade dos atores indígenas na história da região e contribuísse para desconstruir as imagens depreciativas ou negativas dos grupos étnicos que continuam existindo na sociedade global.

“Este trabalho responde a uma necessidade dos tempos modernos. É simplesmente a afirmação racional e científica de que a história de Mato Grosso do Sul não começa no momento de sua criação como estado em 1977. Ela possui uma profundidade milenar da qual não pode prescindir, por manter no seu seio, como raiz e continuidade, populações históricas anteriores à entrada dos desbravadores e colonos”, afirmam.

Para os povos indígenas, pretende-se apresentar um compêndio de sua história esquecida, desprezada ou ignorada; para a população não indígena, a outra cara de sua história; para docentes e estudantes, um material de estudo para sua formação na história indígena da região. Neste particular, objetiva-se um aporte para a implementação da lei 11645, de 2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígenas em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, do país, no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, de literatura e história brasileira.

A obra está disponível para compra na Editora da UFGD e pode ser baixada gratuitamente em PDF, no endereço: https://www.ufgd.edu.br/setor/editora/catalogo

 

 

Veja Também

Concen faz ação educativa em aldeias indígenas de MS
Confira o novo calendário da Carreta da Justiça em 2019
Desfile beneficente apresenta coleção inverno e arrecada doações
Maior superlua do ano ocorre nesta terça-feira
Confira escala médica das UPAs e CRSs nesta terça-feira
Bolsonaro assina Projeto de Lei Anticrime
Trânsito CCR MSVia informa pontos da BR-163/MS com serviços nas pistas Em caso de chuva, as obras poderão ser interrompidas. Todos os locais estão sinalizados
Nascidos em março e abril recebem Abono Salarial 2017 a partir desta quinta
SES ressalta sobre cuidados para prevenir dengue
Receita alerta para e-mail falso sobre malha fina