Menu
20 de abril de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Super Banner SEGOV - VALE UNIVERDADE
Cultura

UFGD publica enciclopédia sobre os povos indígenas do MS

Obra é composta por uma compilação de artigos sobre os onze povos indígenas assentados de MS

11 Fev2019Da redação15h39

Com 934 páginas e 42 capítulos, divididos em 11 subtemas, a obra “Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais” foi recém-lançada pela Editora da UFGD e é fruto de um longo trabalho das organizadoras Graciela Chamorro e Isabelle Combès.

A enciclopédia é composta por uma compilação de artigos sobre os onze povos indígenas assentados no estado de MS e áreas geográficas contíguas, reunindo histórias contadas ou escritas. Segundo as organizadoras, o desafio era produzir um material que promovesse a visibilidade dos atores indígenas na história da região e contribuísse para desconstruir as imagens depreciativas ou negativas dos grupos étnicos que continuam existindo na sociedade global.

“Este trabalho responde a uma necessidade dos tempos modernos. É simplesmente a afirmação racional e científica de que a história de Mato Grosso do Sul não começa no momento de sua criação como estado em 1977. Ela possui uma profundidade milenar da qual não pode prescindir, por manter no seu seio, como raiz e continuidade, populações históricas anteriores à entrada dos desbravadores e colonos”, afirmam.

Para os povos indígenas, pretende-se apresentar um compêndio de sua história esquecida, desprezada ou ignorada; para a população não indígena, a outra cara de sua história; para docentes e estudantes, um material de estudo para sua formação na história indígena da região. Neste particular, objetiva-se um aporte para a implementação da lei 11645, de 2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígenas em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, do país, no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, de literatura e história brasileira.

A obra está disponível para compra na Editora da UFGD e pode ser baixada gratuitamente em PDF, no endereço: https://www.ufgd.edu.br/setor/editora/catalogo

 

 

Veja Também

Pediatras pedem fim da obrigatoriedade do Teste da Linguinha
Projeto acaba com regimes aberto e semiaberto para crimes violentos
Obra será concluída no prazo de um ano
Jornalista Fabiano Fresneda, que atuou na TV MS Record, morre em SP
Falta de acessibilidade em festa gera indenização a cadeirante
Presos fazem manutenção em universidade
Dívidas junto ao governo poderão ser pagas pela internet
PMA multa de infrator por desmatamento ilegal
MS tem 2ª maior taxa transmissão da dengue
Usuário de drogas é assassinado na madrugada