Menu
19 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Em MS

Uems realiza minicurso sobre propriedade intelectual

Evento é gratuito e aberto a todos os pesquisadores da Universidade e demais interessados, não sendo necessária inscrição

22 Ago2017Da redação08h00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e a Agência Uems de Inovação realizam o minicurso de propriedade intelectual “A importância da proteção do conhecimento e suas vantagens”, no dia 23 de agosto, às 13h30, em Dourados, com ministração do professor Araken Alves de Lima, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O evento é gratuito e aberto a todos os pesquisadores da Universidade e demais interessados, não sendo necessária inscrição.

Este minicurso é uma das ações do projeto “Ambiente de Inovação, Tecnologia e Propriedade Intelectual” da Agência Uems de Inovação, que tem o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). “O objetivo é formar e capacitar equipes de gestão de projetos tecnológicos, proteção da propriedade intelectual para transferência de tecnologia e maior aproximação com o setor produtivo. Resultados inovadores podem ser grandes agentes de inovação e mover o mundo e a Agência Uems de Inovação é parceira dos pesquisadores para esse desafio”, ressaltou a Assessora de Inovação e Tecnologia, Janete Soares.

Sobre o palestrante:

Araken Alves de Lima – Possui graduação em Ciências Econômicas (1997) e especialização em Economia Agroindustrial (1998), ambos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) obteve os títulos de mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente (2001) e de doutor em Economia Aplicada (2006). Trabalha no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) desde 2006 como Tecnologista em Propriedade Industrial. Desempenhou as funções de coordenador Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação (nov/2007-out/2008), coordenador de Pesquisa e Educação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (out/2008-dez/2010) e coordenador-geral da Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (jan/2011-jul/2013). É docente e pesquisador dos programas de Mestrado Profissional e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação do Inpi onde desenvolve trabalhos com ênfase em Economia da Propriedade Intelectual e Inovação, atuando principalmente em temáticas sobre propriedade intelectual, inovação, sistemas de inovação e agronegócio. Atualmente, desempenha a função de chefe da Seção de Difusão Regional do INPI no estado de Santa Catarina, onde também é docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit/Ponto focal de Florianópolis/UFSC).

Dia: 23 de agosto (quarta-feira)

Horário: 13h30

Local: Anfiteatro do Bloco A, Uems em Dourados

Eduarda Rosa – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)

Veja Também

'Woop Sicredi' para o público conectado
Câmara quer pressa em apreciar alterações
Programa Jovens Embaixadores recebe inscrições a partir desta terça
Clima Manhãs frias e tardes quentes Dias devem permanecer com temperatura em elevação
Sitiante é autuado por manter macaco-prego em cativeiro
Anvisa suspende venda de fraldas Huggies Turma da Mônica
Colisão frontal mata duas pessoas em rodovia
Simted rejeita proposta feita pela prefeitura de Corumbá
Governo do Estado promove 113 PMs a sargento
Campanha do Agasalho do Judiciário é prorrogada até o dia 10 de julho