Campo Grande •19 de Agosto de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner FM Cidade

Da redação | Quinta, 27 de Julho de 2017 - 13h05Uems lança primeira edição da Revista Barbaquá, de Extensão e CulturaProposta para a edição de lançamento foi trazer o aspecto histórico

(Foto: Divulgação/Governo do Estado)

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), lança a primeira edição da Barbaquá, Revista de Extensão e Cultura, que tem por finalidade divulgar os resultados das atividades de extensão universitária, da sua articulação com o ensino e da transferência do conhecimento e da tecnologia para a sociedade provenientes da pesquisa.
A Revista é totalmente voltada para assuntos de extensão e cultura, com edições semestrais on-line. De acordo com a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Márcia Alvarenga, o objetivo é divulgar ações não só da Uems, mas também de outras instituições tanto de Mato Grosso do Sul quanto de outros locais.
A Revista é totalmente voltada para assuntos de extensão e cultura, com edições semestrais on-line.
“Para este primeiro número foi feito o convite para algumas pessoas, então temos artigos de São Paulo, Minas Gerais, dois artigos da Uems e os demais são externos. O objetivo é que consigamos também que extensionistas de outras instituições publiquem na nossa revista”, ressaltou Márcia.
A proposta para a edição de lançamento foi trazer o aspecto histórico, como está evidenciado no artigo da professora Márcia Medeiros, da Uems, que explana sobre o que é extensão, seu significado e como ocorre no Brasil.
Os autores Fabíola Renata Caldas Tomasini, Wagner Vieira Oliveira, Rosilda Mara Mussury Franco e Silva, Juliana Rosa Carrijo Mauad, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), falam sobre a contribuição da extensão na região da Grande Dourados.
O artigo do professor Alfredo Almeida Pina-Oliveira, da Universidade de Guarulhos (UNG), trata sobre a translação do conhecimento, “pois este é o papel da extensão, é levar o conhecimento científico para a sociedade, para a comunidade – socializar o conhecimento científico – para que ela possa ter seus benefícios”, explicou a pró-reitora.
Já texto do professor Elias Evangelista Gomes, da Universidade Federal de Alfenas, de Minas Gerais, discorre sobre a política de cultura, pois segundo a Pró-reitora, Márcia Alvarenga, a universidade além de levar a parte científica, também deve levar a parte cultural para a sociedade.
Os autores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Suzi Rosa Miziara Barbosa, Camilia Polisel Guimarães, Ramon Moraes Penha e Eduardo Ramirez Meza, tratam de uma ação específica, que é a Universidade Aberta para a Pessoa Idosa, assim como o artigo de Aline Saddi Chaves e Paulo Rafael de Almeida Ramos, da Uems, que discute sobre o Núcleo de Ensino de Línguas. “São formas de atender a comunidade e trazê-la para dentro da universidade. Pois é preciso entender que extensão não é só a gente ir para fora, mas também trazer a sociedade para dentro”, ressalta Márcia Alvarenga.

Veja Também
Fronteira prepara a Black Friday
Justiça Federal em MS passa a ter processo eletrônico
Justiça suspende novamente aumento de impostos sobre combustíveis
Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 26 milhões
CCZ abre as portas e foca em educar as crianças
Sanesul ampliará produção de água de poço em 100 mil litros por hora
TJ mantém suspenso decreto que regulamenta Uber na Capital
Lava Jato investiga empresas estrangeiras envolvidas em fraudes na Petrobras
Acadêmico de Química é premiado em Simpósio no Paraná
Em Três Lagoas, bairro receberá pavimentação avaliada em R$ 400 mil
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento