Menu
19 de agosto de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Interior

Três Lagoas terá Caminhada da Luta Antimanicomial neste sábado

Evento terá seu início e concentração em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus

17 Mai2019Da redação17h19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Setor de Saúde Mental da Diretoria de Assistência à Saúde, convida a população a participar de Caminhada da Luta Antimanicomial, neste sábado (18), a partir das 8h.

A caminhada terá seu início e concentração em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus, na confluência da Avenida Antônio Trajano com a Rua Zuleide Perez Tabox, no Centro. A partir desse local, os participantes irão dirigir-se até à Praça Senador “Ramez Tebet”, no Centro.

Este ato público terá a participação das equipes que trabalham nas unidades de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e CAPS AD (Álcool e Drogas), pacientes atendidos nessas unidades e suas respectivas famílias.

A caminhada é um ato público alusivo ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial no Brasil, que surgiu a partir de 1987 com o lema “Por Uma Sociedade Sem Manicômios”.

Como defendem as equipes do CAPS II e do CAPS AD de Três Lagoas, este movimento tem como finalidade específica a defesa dos direitos das pessoas com doenças e sofrimento mental.

Quem trabalha na Saúde Mental da SMS de Três Lagoas, a atenção psicossocial às pessoas tem como principal objetivo a consideração e respeito às pessoas, considerando seus direitos, sua qualidade de vida e dignidade, porque “Tratar não é Trancar”.

Para fazer valer esses princípios, é oportuno participar da Luta Antimanicomial, ou seja, lutar contra qualquer ideia ou proposta de isolar as pessoas com algum tipo de doença mental em manicômios.

 

Veja Também