Menu
27 de janeiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Três Lagoas

Três Lagoas realiza mês de conscientização a saúde mental

Janeiro branco é o mês da campanha de conscientização sobre a saúde mental e emocional

14 Jan2020Da redação15h33

Palestras, rodas de conversas, distribuição de folhetos informativos, entre outras atividades estão entre as ações que serão realizadas durante todo mês de Janeiro em Três Lagoas. As ações serão realizadas através dos setores de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Rede de Atenção Psicossocial, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas.

As atividades serão voltadas a profissionais dos serviços de saúde do município e população em geral.

A campanha “Janeiro Branco” foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. Segundo seu idealizador, com o lema “Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”, a iniciativa do “Janeiro Branco” objetiva colocar em evidência na sociedade dois temas: a saúde mental e a saúde emocional, e combater o preconceito relacionado aos transtornos mentais democratizando a informação sobre a saúde mental.

No Brasil, 11 milhões de pessoas sofrem de depressão e 18 milhões têm distúrbios ligados à ansiedade de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E o que torna a situação mais preocupante é o preconceito ligado ao tratamento de algum transtorno mental.

A escolha do mês de janeiro é estratégica, pois o período de fim de ano e começo do ano pode causar ou aumentar a ansiedade devido à frustração de não ter cumprido todas as metas do ano anterior e pelo desejo de atingir as metas dos 12 meses seguintes. Além de ser um período de muita reflexão. A alusão ao branco se refere à possibilidade de reorganizar as histórias da própria vida.

O encerramento da campanha será no dia 01 de Fevereiro, às 07 horas, na Orla da Lagoa Maior, ao lado do Complexo Poliesportivo Professor “Eduardo Antônio Milanez”, onde será realizada uma aula de Yoga. A ação será aberta a toda população.

Veja Também