Campo Grande •22 de Setembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Governo -  MS Desenvolve

Da redação | Sábado, 9 de Setembro de 2017 - 17h05Teste de farmácia de HIV já está disponível em MSAparelho chegou a Campo Grande e possibilita resultado preciso em 20 minutos

(Foto: Reprodução/Internet)

Com apenas um teste de farmácia já é possível identificar a transmissão da vírus HIV, sem sair de casa. O aparelho acaba de chegar  em Campo Grande e possibilita resultado preciso em 20 minutos. A Drogaria São Bento é a primeira a disponibilizar o produto no Estado. Segundo a superintendente é uma novidade no mercado farmacêutico e o método pode levar ao tratamento imediato.

“Com o diagnóstico obtido com maior rapidez, o paciente poderá se cuidar de imediato, tirar todas as dúvidas. Muitas pessoas atrasam a medicação em relação à doença, por vários motivos, entre eles o fato de ter que se dirigir a uma clínica para obter o diagnóstico. O teste poderá diminuir o números de pessoas que não sabem possuir o vírus”.

O procedimento é rápido e simples. "Primeiro, é preciso limpar o dedo com o álcool, já disponibilizado no kit. Em seguida, pressionar a ponta destravada da lanceta contra o dedo indicador até fazer uma gota de sangue, igual ao que já fazemos o teste da glicemia. Em seguida, recolher este sangue no tubo”, explica Flávia, que também é farmacêutica.

“Após esta etapa, encostar o tubo na parte redonda do teste até esvaziar todo o sague, em seguida pingar 3 gotas neste recipiente e aguardar 20 minutos. Caso apareça 2 linhas é positivo, se for só um tracinho é negativo”, completa ao detalhar que o teste pode ser feito em casa ou nos consultórios farmacêuticos da Rede, onde receberão orientações caso o resultado seja positivo.

O exame, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio, detecta a presença dos anticorpos contra o vírus HIV a partir da coleta de gotas de sangue.

Informações do Ministério da Saúde mostram que  827 mil pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil. Dessas, cerca de 112 mil não sabem que estão infectados. “O exame feito em casa pode mudar essa realidade e facilitar o tratamento”, aposta Flávia. O exame é vendido, na rede São Bento, a R$ 79,90.

Veja Também
Cassems cadastra 200 colaboradores como doadores de Medula Óssea
'Paz no trânsito', pede vereador atropelado na Capital
Joesley e Wesley Batista são indiciados pela PF por suspeita de crime financeiro
No dia do Cão Idoso, universidade oferece serviços gratuitos em shopping
Vizinhos apagam fogo em residência na Capital
Vandalizadas, capivaras deixarão pontos turísticos
Ações arrecadam brinquedos para crianças carentes
Sicredi Centro-Sul MS irá sortear 26 viagens para associados
Agentes penitenciários se aperfeiçoam em técnicas de imobilização
Alvorada e Rede MS distribuem mudas nativas na Praça Ary Coelho
Square Noticias UCDB
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento