Menu
24 de setembro de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Victor Center
Saúde

Tendinite nos pés? Entenda como acontece e como identificar o problema

Causas mais comuns da tendinite nos pés são bastante presentes no dia a dia

17 Abr2018Da redação16h07

A tendinite é um problema mais comum do que se imagina, e, além de ter uma incidência crescente nas mãos por conta dos hábitos tecnológicos atuais, também é bastante frequente nos pés. A tendinopatia dos pés pode ter diversos fatores desencadeantes, como a prática de esportes de alto impacto, os movimentos repetitivos, o uso constante de calçados de salto, entre outros. Todos eles causam inflamação local, desencadeando a tendinite. 

Tendinite nos pés: identificando e tratando

As causas mais comuns da tendinite nos pés são bastante presentes no dia a dia das pessoas acometidas pela doença. Entre as principais estão:

Traumas: pancadas, torções, quedas e fraturas podem desencadear a tendinite.

Sobrecarga: muito comum sobretudo em indivíduos que praticam atividades esportivas ou passam o dia em pé ou caminhando por longas distâncias. 

Biomecânica: a pisada “para dentro”, ou pisada pronada, é uma das causas de tendinite nos pés. A ausência de curvatura na sola acaba forçando a estrutura e causando a inflamação. 

Doenças autoimunes: na presença das patologias autoimunes, o próprio corpo desencadeia a inflamação no tendão. 

A dor é um dos principais sintomas, bem como a rigidez do pé e o inchaço. Pode ocorrer enfraquecimento da musculatura da panturrilha e espessamento do tendão. Ao surgimento de um ou mais de um desses sinais é preciso buscar auxílio médico para o correto diagnóstico e subsequente tratamento para alívio das dores e demais incômodos. 

O tratamento é diferente para cada quadro específico. Fisioterapia, uso de medicamentos e repouso são alguns dos recursos médicos utilizados para tratar a tendinite. 

É possível adotar algumas condutas preventivas, que reduzem a possibilidade do aparecimento da doença. A utilização de palmilhas específicas para equilíbrio da curvatura do pé e de calçados adequados, a prática de alongamentos diários, pausas para relaxar os tendões e a prática orientada de atividades físicas para fortalecimento muscular são algumas das opções. 

Veja Também

População de rua deve ficar fora do Censo 2020
Doação de órgãos é tema de evento do HU-UFGD na próxima semana
Aposta mineira fatura bolada sozinha
Projeto garante direito de criança visitar pais internados em hospital
Projeto dá prazo para hospitais notificarem violência contra mulher
Inscrições para Casamento Civil Comunitário vão até 28 de setembro
Estágio após conclusão do curso de Direito pode ser limitado a dois anos
Horário de verão pode ser proibido em todo o País
Após 46 anos, casal oficializa união na Carreta da Justiça
Multas por uso de celular ao volante crescem 33% em 2018