Menu
20 de abril de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Super Banner SEGOV - VALE UNIVERDADE
Saúde

Tendinite nos pés? Entenda como acontece e como identificar o problema

Causas mais comuns da tendinite nos pés são bastante presentes no dia a dia

17 Abr2018Da redação16h07

A tendinite é um problema mais comum do que se imagina, e, além de ter uma incidência crescente nas mãos por conta dos hábitos tecnológicos atuais, também é bastante frequente nos pés. A tendinopatia dos pés pode ter diversos fatores desencadeantes, como a prática de esportes de alto impacto, os movimentos repetitivos, o uso constante de calçados de salto, entre outros. Todos eles causam inflamação local, desencadeando a tendinite. 

Tendinite nos pés: identificando e tratando

As causas mais comuns da tendinite nos pés são bastante presentes no dia a dia das pessoas acometidas pela doença. Entre as principais estão:

Traumas: pancadas, torções, quedas e fraturas podem desencadear a tendinite.

Sobrecarga: muito comum sobretudo em indivíduos que praticam atividades esportivas ou passam o dia em pé ou caminhando por longas distâncias. 

Biomecânica: a pisada “para dentro”, ou pisada pronada, é uma das causas de tendinite nos pés. A ausência de curvatura na sola acaba forçando a estrutura e causando a inflamação. 

Doenças autoimunes: na presença das patologias autoimunes, o próprio corpo desencadeia a inflamação no tendão. 

A dor é um dos principais sintomas, bem como a rigidez do pé e o inchaço. Pode ocorrer enfraquecimento da musculatura da panturrilha e espessamento do tendão. Ao surgimento de um ou mais de um desses sinais é preciso buscar auxílio médico para o correto diagnóstico e subsequente tratamento para alívio das dores e demais incômodos. 

O tratamento é diferente para cada quadro específico. Fisioterapia, uso de medicamentos e repouso são alguns dos recursos médicos utilizados para tratar a tendinite. 

É possível adotar algumas condutas preventivas, que reduzem a possibilidade do aparecimento da doença. A utilização de palmilhas específicas para equilíbrio da curvatura do pé e de calçados adequados, a prática de alongamentos diários, pausas para relaxar os tendões e a prática orientada de atividades físicas para fortalecimento muscular são algumas das opções. 

Veja Também

Pediatras pedem fim da obrigatoriedade do Teste da Linguinha
Projeto acaba com regimes aberto e semiaberto para crimes violentos
Obra será concluída no prazo de um ano
Jornalista Fabiano Fresneda, que atuou na TV MS Record, morre em SP
Falta de acessibilidade em festa gera indenização a cadeirante
Presos fazem manutenção em universidade
Dívidas junto ao governo poderão ser pagas pela internet
PMA multa de infrator por desmatamento ilegal
MS tem 2ª maior taxa transmissão da dengue
Usuário de drogas é assassinado na madrugada