Menu
15 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
Meio Ambiente

Técnicos monitoram saúde das árvores na Capital

Trabalho visa prevenir e preservar as espécies, conforme a Semadur

11 Jul2018Da redação13h51

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) deu início às ações de manejo nas árvores dos canteiros centrais das Avenidas Afonso Pena e Mato Grosso em Campo Grande. O monitoramento visa prevenir e preservar as espécies. Nesta etapa serão utilizados o tomógrafo e o resistógrafo adquiridos pela secretaria.

A partir do diagnóstico obtido, por meio dos laudos de vistorias emitidos pelos agentes fiscais da Semadur, serão iniciados os tratamentos adequados a cada caso. Enter as ações estão,  por exemplo, podas, remoção de galhos, controle de pragas e, quando necessário, a realização de dendrocirurgia (técnica que objetiva a recuperação da árvore através da eliminação de tecidos necrosados com a posterior desinfecção através da utilização de fungicidas).

Os trabalhos serão realizados por equipe da Prefeitura acompanhada por técnicos em 43 árvores dos canteiros centrais.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa explica que o objetivo é preservar e proteger as árvores dos principais canteiros centrais da cidade. “Essas árvores além de serem um importante cartão postal e patrimônio cultural, contribuem no clima, para a saúde da população e para a fauna. Iniciaremos com o diagnóstico que por fim será entregue um relatório técnico do estado fitossanitário das espécies. Por isso, a importância desse trabalho, uma vez que são árvores de relevância histórica e que o cidadão campo-grandense tem enorme carinho por elas” enfatizou Costa.

Para quem necessita de informações sobre a correta manutenção das árvores, a Semadur disponibiliza em seu site o Guia de Arborização Urbana, uma forma prática e elucidativa quanto aos corretos procedimentos e técnicas para o planejamento da arborização. O material traz informações sobre a escolha adequada da espécie, forma correta de plantio e manutenção da árvore, além de dicas sobre poda e remoção. Só clicar no link Guia de Arborização Urbana

Veja Também

SUS tem quase R$ 2 bilhões a receber das operadoras de planos de saúde
Iceberg se aproxima de vilarejo e leva ameaça de tsunami
Direitos Humanos Conanda cobra liberação de R$ 56 milhões de Fundo da Criança Órgão recorreu ao Ministério Público para liberar recursos
Maior sorteio do país acumula mais uma vez
Comissão aprova indenização a filhos de vítimas de violência
Coordenadoria da Mulher em Dourados já prepara o ‘Agosto Lilás’
Três Lagoas: recadastramento do passe escolar começa na segunda-feira
Pediatras brasileiros criticam investida dos EUA contra amamentação
'Não tem como ficar calada', diz mãe de Marielle
Setor siderúrgico quer mudar lei para aproveitamento de material lenhoso