Campo Grande •17 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Rota das Estações - Primavera

Da redação | Sexta, 21 de Julho de 2017 - 14h00Shopping constrói represa para reter 22 milhões de litros de águaBarragem integra conjunto de obras recomendadas no plano diretor de drenagem

  
Máquinas já trabalham no local da obra; retirada de árvores chamou atenção de populares (Foto: Marco Miatelo)
  • Máquinas já trabalham no local da obra; retirada de árvores chamou atenção de populares
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)
  • (Foto: Marco Miatelo)

Está em fase de construção uma barragem no Córrego Prosa, dentro da Praça das Águas, localizada nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, para reter mais de 22 milhões de litros (22.515.26 metros cúbicos) de água. A represa integra o conjunto de obras recomendadas no plano diretor de drenagem para controle de enchentes na Bacia do Prosa. Contudo, a retirada de árvores no local chamou atenção de populares que acionaram a imprensa.

Conforme a prefeitura, a obra está sendo feita em parceria com o Shopping Campo Grande. O empreendimento, conforme o município, está sendo executado dentro das regras ambientais, e as árvores derrubadas não estão entre as catalogadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), portanto, podem ser retiradas para realização da obra que também é de importância ambiental.

Ainda de acordo com a prefeitura, o plano, elaborado em 2008, prevê a retenção, ao longo da bacia, de 205 mil milhões de litros em várias barragens. A obra na Praça das Águas vai aumentar em 22% a atual capacidade de retenção na Bacia do Prosa, que é de 98 milhões de litros, distribuídas em cinco barragens construídas no Sóter (afluente do Prosa).

Orçada em R$ 800 mil, a  obra deve ser executada em um ano e será custeada integralmente pela empresa proprietária do Shopping Campo Grande, que no dia 21 de janeiro assinou um termo de compromisso com a prefeitura.

Estudo - Um estudo desenvolvido pela prefeitura em toda a área do shopping, abrangendo também um terreno vizinho na esquina da Afonso Pena com a Rua Ceará, definiu a necessidade da construção de uma represa para reter seis milhões de litros de água, diante do impacto dos empreendimentos.

Se a represa fosse construída no próprio terreno, reduziria a  área de edificação, diminuindo em consequência o potencial de retorno do investimento. Houve, então, uma negociação na qual a Prefeitura cede a área pública na Praça das Águas, onde está planejada a represa, e em contrapartida a empresa vai executar uma represa maior, com quase quatro vezes a capacidade de retenção que seria obrigada a construir.

Represa - A represa de retenção que será construída na Praça das Águas terá seis metros de altura, com 302 metros de largura, e a água se espalhando (a chamada de espelho) por 9.489,69 metros quadrados.  A configuração do projeto não prevê a formação de um lago artificial porque a represa vai se esvaziar tão logo pare de chover.

O retardamento do escoamento da chuva que vem das cabeceiras vai contribuir para minimizar os efeitos do  transbordamento do córrego mais à frente, principalmente na região no cruzamento da Avenida Ricardo Brandão com a Rua Bahia, impactada pelo Córrego Vendas (afluente do Prosa).

(Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Campo Grande)

Veja Também
Prefeitura instala lâmpadas de led em linhas de ônibus
MEC prorroga para novembro prazo de aditamento do Fies
Sicredi Centro-Sul MS faz doação a Rede Feminina de Combate ao Câncer
Giro das Profissões reunirá mais de mil alunos do ensino médio nesta terça-feira
Prefeitura convoca 11 médicos plantonistas para UPA´s e CRSS
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 12h10Saiba onde a CCR MSVia implanta pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuvas as obras poderão ser suspensas, retornando tão logo elas cessem
Cemitérios começam a passar por limpeza
Agentes penitenciários paralisam 90% dos serviços
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 08h42Quase 500 atletas devem competir nos Jogos Universitários da Unigran Capital Abertura oficial do evento será no dia 24 de outubro, com a presença dos Ginasloucos, apresentações de dança e concurso de beleza
Segunda, 16 de Outubro de 2017 - 07h15Dia começa frio mais pode chegar a 35% Umidade relativa do ar deve continuar caindo com a falta de chuva
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento