Campo Grande •26 de Junho de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Domingo, 4 de Junho de 2017 - 13h40Semana do Meio Ambiente começa amanhãTrabalhos de Educação Ambiental são desenvolvidos no formato de oficinas temáticas

(Foto: Divulgação)

A Polícia Militar Ambiental, com o Projeto Florestinha e parceiros, como MS-GAS e IBAMA abrem amanhã (5), Dia Internacional do Meio Ambiente, às 8h00, a Semana do Meio Ambiente e realizarão diversos trabalhos de Educação na Capital e no Interior, em parceria com diversos órgãos, para mais de 2.000 alunos.

Os trabalhos de Educação Ambiental são desenvolvidos no formato de oficinas temáticas. São elas:

1.    Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
2.    Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc., em suma, discussões sobre as causas que levaram os animais a estarem empalhados ali e não na natureza.
3.    Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
4.    Casa da Energia, com palestra economia sobre energia, matriz energética e fontes renováveis. Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas a temática das águas no planeta.
5.    Plantio de Mudas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, etc.
6.    Trilha no Parque Estadual Matas do Segredo e Parque Cônsul Assaf Trad - Os alunos realizam uma pequena trilha, onde recebem orientações Sobre Unidades de Conservação.

(ABERTURA E PROGRAMAÇÃO) - CAPITAL

(Projeto Florestinha – que funciona no Parque Matas do Segredo - 5 a 9 de junho) - À partir das 8h00, do dia 5 (segunda-feira), Policiais e as crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, localizado no Parque Estadual Matas do Segredo (Rua Josefina Mingareli s/n – Jardim Presidente) abrem a Semana do Meio Ambiente e desenvolverão diversos trabalhos educativos, iniciando com o recebimento de 50 alunos do 4º ano da Escola Municipal Vanderlei Rosa de Oliveira.

Todos os dias, das 8h00 às 11h00, turmas de 50 alunos da mesma escola, perfazendo 250 estudantes, participarão das atividades, que contam com várias oficinas e a realização de uma trilha no Parque Estadual Nascentes do Segredo. Um responsável pela Educação Ambiental do IBAMA também ministrará palestra aos alunos.

A abertura do evento terá cobertura do jornalista do Campo Grande News e ex-florestinha Willian Leite. Também participará do evento, outro ex-florestinha, que atualmente é bombeiro militar.

Apesar da abertura oficial acontecer no dia 5 de junho, os trabalhos de Educação Ambiental começaram na sexta-feira (2) na escola Municipal Marçal de Souza Tupã, no bairro Los Angeles, onde foram atendidos 300 alunos, pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha do Parque Cônsul Assaf Trad.

CAPITAL

(Projeto Florestinha – que funciona no Parque Cônsul Assaf Trad – 5 a 9 de junho)

Com as mesmas oficinas (itens de 1 a 6), o Projeto Florestinha localizado no Parque Cônsul Assaf Trad atenderá 300 alunos de três escolas da Capital, entre às 13h30 e 16h30. Também ocorrerá com os alunos, uma trilha no Parque Cônsul Assaf Trad, com plantio de mudas e orientações sobre a importância da flora. Serão atendidas as seguintes escolas:
5 a 7 de Junho – Escola Municipal Sebastião Lima.
8 de junho – Escola CROE.
9 de junho – Escola Superação.
ESCOLAS RURAIS (INTERIOR – 6 a 8 de junho).

Uma equipe do Projeto Florestinha do Parque Estadual Matas do Segredo atenderá aproximadamente 1.300 alunos de escolas rurais dos municípios de Água Clara, Camapuã e Ribas do Rio Pardo nos dias 6, 7 e 8 de junho.

PRÊMIO ECOLOGIA E AMBIENTALISMO (Câmara Municipal de Campo Grande – 7 de junho/9h00).

30 crianças e adolescentes do Projeto Florestinha participarão da solenidade de entrega do prêmio “Ecologia e Ambientalismo”, na Câmara Municipal da Capital, no dia 7, às 9h00, quando serão homenageados o Comandante da Polícia Militar Ambiental, Tenente Coronel Jefferson Vila Maior e mais dois Policiais Ambientais, que se destacaram nas ações de proteção ambiental.

PROJETO FLORESTINHA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTINUADA (Atividades em Corumbá)

Os trabalhos de Educação Ambiental da PMA são permanentes e não somente nas semanas comemorativas. Neste mês, ainda haverá atendimentos de cinco escolas de Corumbá, em parceria com a Prefeitura Municipal, com perspectiva de atendimentos de 1.500 alunos, entre os dias 26 a 30 de junho.

Só neste ano, nos meses de março e abril, quando se iniciaram os trabalhos de Educação Ambiental foram atendidos 9.292 alunos de 22 escolas da Capital, Três Lagoas, Corumbá e Ladário e mais 150 crianças, adolescentes e adultos em Terenos e mais 2.000 alunos em escola da Capital no mês de mais, perfazendo um total de 11.442 pessoas. No ano passado, foram atendidos 21.705 alunos de escolas da Capital e Interior.

Veja Também
Na Expo Beauty, beleza masculina está em destaque
Ação levará serviços à população de rua da Capital
Em Dourados, mutuários podem parcelar dívidas em até 10 vezes
Auditoria do TCE-MS encontra obras paralisadas em escolas
Justiça manda prefeitura interromper erosão no Sóter
Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Bonito no dia 1º de agosto
Segunda, 26 de Junho de 2017 - 12h25Temer sanciona lei que permite descontos para compras feitas em dinheiro Lei que regulamenta a diferenciação de preços tem como origem a Medida Provisória (MP) 764/2016
Segunda, 26 de Junho de 2017 - 12h03Cheques devolvidos é menor em MS Em maio percentual de devoluções foi de 2,15%, aponta Serasa Experian
Segunda, 26 de Junho de 2017 - 11h33CCR MSVia segue com pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuva as obras serão interrompidas
O luxo que vem do lixo: aberta exposição que promove arte e sustentabilidade
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento