Menu
23 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Cidade

Semadur realiza manejo das árvores no canteiro da Mato Grosso

Serviço inclui tratamentos fitossanitários, remoção de galhos, plantio e outros

11 Set2017Da redação21h00

Com o objetivo de preservar e proteger as árvores dos canteiros centrais das Avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e com o apoio da Energisa, iniciou os trabalhos de manejo da arborização urbana em Campo Grande. Ainda nesta semana devem ser finalizados os trabalhos no canteiro da Avenida Mato Grosso e prosseguir no canteiro da Avenida Afonso Pena. Os serviços têm início sempre após as 19h.

O serviço executado inclui os tratamentos fitossanitários que envolvem podas, remoção de galhos, plantio, controle de pragas e quando necessário a realização de dendrocirurgia (técnica que objetiva a recuperação da árvore através da eliminação de tecidos necrosados com a posterior desinfecção através da utilização de fungicidas).

O trabalho é realizado com o acompanhamento técnico de agentes da Semadur e com apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). No total foram avaliadas 43 espécies que passarão por algum tipo de intervenção, sendo 23 no canteiro da Avenida Afonso Pena – entre a Rua José Antônio e Avenida Calógeras, uma na Praça do Rádio e outras 19 na Avenida Mato Grosso – entre a Rua Pedro Celestino e Calógeras.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca, explica a necessidade do manejo para proporcionar maior longevidade às árvores. “Entendermos a importância desse serviço, uma vez que são árvores consideradas centenárias, de relevância histórica e cultural para a cidade e que necessitam de um cuidado maior, além de estarem localizadas em vias de grande fluxo”.

José Marcos também destaca que a Prefeitura dispõe de técnicos habilitados para oferecer as corretas orientações, além dos dois viveiros municipais que realizam a doação de mudas. O cidadão que deseja realizar o plantio de espécie adequada às vias públicas pode entrar em contato com a Gerência de Arborização, pelo telefone 3314-3153.

Já para aquele que deseja solicitar poda ou remoção a orientação é que o solicitante compareça pessoalmente, munido do documento de identificação e comprovante de residência (original e cópia), até a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), onde deverá se dirigir até o Protocolo Geral para solicitar a abertura de processo referente à Poda/Remoção de Árvore. Após este procedimento, a pessoa será encaminhada à Semadur para que o fiscal realize a fiscalização e seja emitido o laudo de vistoria. Somente após o laudo expedido pelo agente fiscal o munícipe será autorizado ou não a realizar a poda ou a remoção da árvore.

A Semadur disponibiliza ainda em seu site o Guia de Arborização Urbana: uma forma prática e elucidativa quanto aos corretos procedimentos e técnicas para o planejamento da arborização. O material traz informações sobre a escolha adequada da espécie, forma correta de plantio e manutenção da árvore, além de dicas sobre poda e remoção.

A publicação está disponível para download no link abaixo:

http://www.campogrande.ms.gov.br/semadur/artigos/arborizacao-urbana

Veja Também

Estudo avalia se hidrelétricas na Bacia do Paraguai causam impacto ambiental
OAB anuncia novo recurso contra cobrança de bagagem em aviões
TJ mantém condenação por homicídio culposo em acidente de trânsito
Caravana da Saúde está de volta e ampliada
Assomasul promove treinamento sobre fiscalização de imposto
Empresa realiza maratona de programação para escolher estagiários
Obras do Reviva Centro alteram linhas de ônibus neste fim de semana
Em Brasília, cemitério que abriga personalidades é ponto turístico
Universidade realiza corrida de carrinhos de rolimã neste sábado
Projeto de Fábio Trad atualiza legislação militar no combate a crimes sexuais