Campo Grande •18 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Águas Guariroba - Campanha Águas Faz Mais

Da redação | Segunda, 11 de Setembro de 2017 - 21h00Semadur realiza manejo das árvores no canteiro da Mato GrossoServiço inclui tratamentos fitossanitários, remoção de galhos, plantio e outros

(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de preservar e proteger as árvores dos canteiros centrais das Avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e com o apoio da Energisa, iniciou os trabalhos de manejo da arborização urbana em Campo Grande. Ainda nesta semana devem ser finalizados os trabalhos no canteiro da Avenida Mato Grosso e prosseguir no canteiro da Avenida Afonso Pena. Os serviços têm início sempre após as 19h.

O serviço executado inclui os tratamentos fitossanitários que envolvem podas, remoção de galhos, plantio, controle de pragas e quando necessário a realização de dendrocirurgia (técnica que objetiva a recuperação da árvore através da eliminação de tecidos necrosados com a posterior desinfecção através da utilização de fungicidas).

O trabalho é realizado com o acompanhamento técnico de agentes da Semadur e com apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). No total foram avaliadas 43 espécies que passarão por algum tipo de intervenção, sendo 23 no canteiro da Avenida Afonso Pena – entre a Rua José Antônio e Avenida Calógeras, uma na Praça do Rádio e outras 19 na Avenida Mato Grosso – entre a Rua Pedro Celestino e Calógeras.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca, explica a necessidade do manejo para proporcionar maior longevidade às árvores. “Entendermos a importância desse serviço, uma vez que são árvores consideradas centenárias, de relevância histórica e cultural para a cidade e que necessitam de um cuidado maior, além de estarem localizadas em vias de grande fluxo”.

José Marcos também destaca que a Prefeitura dispõe de técnicos habilitados para oferecer as corretas orientações, além dos dois viveiros municipais que realizam a doação de mudas. O cidadão que deseja realizar o plantio de espécie adequada às vias públicas pode entrar em contato com a Gerência de Arborização, pelo telefone 3314-3153.

Já para aquele que deseja solicitar poda ou remoção a orientação é que o solicitante compareça pessoalmente, munido do documento de identificação e comprovante de residência (original e cópia), até a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), onde deverá se dirigir até o Protocolo Geral para solicitar a abertura de processo referente à Poda/Remoção de Árvore. Após este procedimento, a pessoa será encaminhada à Semadur para que o fiscal realize a fiscalização e seja emitido o laudo de vistoria. Somente após o laudo expedido pelo agente fiscal o munícipe será autorizado ou não a realizar a poda ou a remoção da árvore.

A Semadur disponibiliza ainda em seu site o Guia de Arborização Urbana: uma forma prática e elucidativa quanto aos corretos procedimentos e técnicas para o planejamento da arborização. O material traz informações sobre a escolha adequada da espécie, forma correta de plantio e manutenção da árvore, além de dicas sobre poda e remoção.

A publicação está disponível para download no link abaixo:

http://www.campogrande.ms.gov.br/semadur/artigos/arborizacao-urbana

Veja Também
Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 - 16h37Mãe que está presa com bebê consegue HC Justiça concede habeas corpus a mulher que deu a luz logo após prisão
Sindicalistas protestam contra reforma previdenciária
MS pode receber venezuelanos
MS não teve casos de febre amarela
Prefeitura entrega obra de escola que estava parada
Hora de atrasar o relógio
Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 - 06h25Chuva e muito sol Na parte da tarde as temperaturas permanecem altas
MEC prorroga prazo para adesão do Programa Mais Alfabetização
Aberta licitação para revitalizar Rua 14 de Julho
Horário de verão termina à meia-noite do sábado (17)
Square notícia uci
Vídeos
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento