Campo Grande •22 de Fevereiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Águas Guariroba - Campanha Águas Faz Mais

Da redação | Segunda, 28 de Agosto de 2017 - 10h12Sejusp e SECC firmam parceria e “Ônibus Lilás” atenderá mulheres das aldeias, distritos e comunidade quilombolaSerão promovidas palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, não podendo haver destinação/utilização para outros fins

(Foto: Divulgação)

Em alusão à campanha Agosto Lilás que é realizada em Mato Grosso do Sul desde o ano de 2015, a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado, assinaram um Termo de Cooperação Técnica com objetivo de disponibilizar de forma temporária à Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados (DAM), uma unidade móvel para atendimento às mulheres em situação de violência no campo e na floresta, um notebook e um data show.

Durante seis meses o “Ônibus Lilás”, como é carinhosamente chamado, ficará sob responsabilidade da DAM, com objetivo de atender mulheres ribeirinhas, indígenas, rurais, assentadas e quilombolas, com campanhas de enfrentamento à violência, por meio de ações de prevenção, enfrentamento, apuração e investigação. Também serão promovidas palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, não podendo haver destinação/utilização para outros fins.

A delegada titular da unidade especializada, Paula Ribeiro, participou da assinatura e destacou que a cedência desta unidade móvel irá facilitar o acesso destas mulheres à Justiça. “Na maioria das vezes as mulheres desses locais não denunciam casos de violência doméstica por estarem distantes da cidade. Com a unidade vamos poder levar informações e conscientizar a população destas localidades”, enfatizou a delegada.

De acordo com o termo, o planejamento para utilização da unidade móvel deverá ser feito pela DAM, em conjunto com a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres e com a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, especialmente com a Polícia Militar, por meio do Projeto Mulher Segura, e com a participação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do município, que fará a articulação com os órgãos e políticas municipais.

O Termo de Cooperação foi assinada na semana passada e a primeira agenda do “Ônibus Lilás” está marcada para o dia 29 de agosto, nas Aldeias Bororo e Jaguapiru. Conforme a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, a permanência da unidade móvel no município, inclusive, além de permitir um número maior de atendimentos, gera economia ao Estado ao evitar deslocamentos e diárias de servidores da capital para o Município.

Para o secretário da Sejusp, José Carlos Barbosa, essa iniciativa é de extrema importância para incentivar às mulheres destas localidades a denunciarem os seus agressores. “A violência de gênero deve ser combatida, e um dos meios de conseguir isso é através da prevenção e do acesso à Justiça, é isso que estamos fazendo através da assinatura deste termo de cooperação”, enfatizou Barbosa.

No início deste mês o município de Dourados ganhou a sede própria da DAM, que além de realizar um trabalho de repressão também tem desenvolvido ações de prevenção.

Veja Também
Clientes do Banco do Brasil poderão fazer transações pelo Facebook
Extração de gás de xisto pode trazer prejuízos a MS, alerta MS
Criança encontra dinheiro na rua e entrega à polícia
Utilidades para o gás GLP que você não sabia
Árvore cai em cima de residência no Bairro Caiçara
Cadastro biométrico será suspenso neste fim de semana
Governador anuncia ajuda emergencial a desabrigados
Na Assembleia, assistentes sociais cobram nomeações
Rio Aquidauana diminui o nível da água para 9,26 metros
Residencial vira alvo de inquérito do MPF
Square notícia uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento