Menu
28 de maio de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Três Lagoas

Saúde realiza ação contra a Leishmaniose em Três Lagoas

Principal maneira de prevenção é manter quintais limpos

1 Abr2020Da Redação19h54

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio de equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento está realizando um plano de contingência em cinco áreas da Cidade para combater a Leishmaniose.

Atualmente as equipes estão trabalhando no Jardim das Primaveras. A ação consiste em implantação de armadilhas para o vetor, borrifação e recolhimento de cães domésticos em casos que os donos prefiram por estarem infectados.

“A primeira ação é a implantação das armadilhas em residências, depois os agentes retornam e analisam se existem vetores da Leishmaniose nos locais e então é realizada a borrifação e uma nova armadilha é instalada para a certeza de que o inseticida funcionou”, afirmou Geórgia Medeiros, técnica do Departamento de Vigilância e Saneamento.

Durante a ação também é comum o trabalho de promoção de saúde, em que os profissionais visitam locais públicos como escolas, comércio e igrejas para orientações, porém este serviço está suspenso por prevenção ao COVID-19.

Para prevenir Leishmaniose e Dengue, assim como a infestação de animais peçonhentos, como escorpiões, a principal prevenção é manter casas e quintais sempre limpos, evitando o acúmulo de lixo, entulhos de construção, madeiras e, principalmente, material orgânico (frutas, fezes de animais e folhas de árvores) em decomposição.

Veja Também

Campo grande adere à campanha nacional de turismo Meu Destino é Brasil
Apartamentos de residencial serão sorteados nesta sexta-feira
Planos de saúde incluirão mais 6 exames na lista obrigatória
Revogada portaria com punições a quem descumpria quarentena
Alunos da Reme terão aulas televisionadas
Plano de saúde é condenado por não fornecer medicamento a gestante
Confira escala médica nas UPAs e CRSs nesta quinta-feira
Procon descarta produtos vencidos em hipermercado da Capital
Estado cria página para transmissão das aulas em tempo real pela Internet
Sistema penitenciário de MS recebe viaturas do Depen