Campo Grande •22 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Rota das Estações - Primavera

Da redação | Sexta, 21 de Julho de 2017 - 16h16Saúde em Dia acontece sábado, dia 22, na praça CEUServiços oferecidos pela Secretaria de Saúde vão contemplar moradores de loteamentos

(Foto: Renê Marcio Carneiro/Prefeitura de Corumbá)

A prefeitura de Corumbá dá sequência à ação ‘Saúde em Dia’ no sábado, 22 de julho. As atividades serão na Praça CEU, no bairro Nossa Senhora de Fátima, a partir das 08 horas. Os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde vão contemplar moradores do Loteamento Pantanal –  Guanã, Guatós – Guaicurus, João de Deus – Guarani, Jardim dos Estados, Popular Nova – Nossa Senhora de Fátima, Nova Corumbá – Guanabara – Primavera.
 
A ação, que visa reduzir a demanda reprimida de exames e consultas médicas especializadas, também permite a remarcação por pacientes que moram em bairros por onde o projeto ‘Saúde em Dia’ já passou e por algum motivo não tiveram como se dirigir até os locais onde a ação acontecia.
 
Serão oferecidas consultas com clínico-geral e pediatra, realizadas aferição de pressão arterial e glicemia capilar e feitas orientações sobre prevenção de doenças, de gravidez na adolescência e sobre planejamento familiar. Esse trabalho acontece das 8h às 12 horas. Haverá ainda distribuição de preservativos, vacinação e entrega de remédios básicos. Pesagem de beneficiários do Bolsa Família, palestra educativa sobre o meio ambiente e orientação sobre acidentes no trânsito serão também realizadas.
 
Na ação, a Gerência de Saúde Bucal fará triagem e agendamento de consulta para início do tratamento dos pacientes que estão na lista de espera de tratamento de canal ou que já possuem encaminhamentos. Quem estiver nessa lista deverá comparecer portando cartão do SUS e documento com foto. Também serão oferecidas orientações sobre higiene bucal e atividades educativas em saúde bucal para crianças até 12 anos.
 
Com o projeto, estima-se que mensalmente sejam realizados 800 atendimentos a mais da quantidade feita normalmente pelo Município, no total de 1.600 no período de dois meses de ação. Serão feitas ultrassonografias de abdômen total, rins e vias urinárias, próstata, mamas, bolsa escrotal, ultrassom pélvico e transvaginal. O Eco Doppler MMII unilateral será realizado na Santa Casa de Corumbá, enquanto consultas cardiológicas, oftalmológicas serão realizadas no Centro de Atendimento de Especialidade em Saúde. Normalmente, por mês, são feitos 1.595 exames, ou seja, com o projeto Saúde em Dia, haverá acréscimo da realização de mais de 50%.
 
O ‘Saúde em Dia’ executa ações em três etapas. A primeira corresponde à remarcação e agendamento antecipando as demandas dos pacientes já agendados com tempo de espera médio de até cinco meses. A segunda etapa é a execução das demandas em horários diferenciados aos agendamentos de rotina dos serviços especializados. A terceira fase conta com atendimentos dos médicos para avaliação do resultado dos exames e encaminhamento para novo fluxo de atendimento, de acordo com a necessidade do paciente.

 

Veja Também
Inscrições abertas para 10ª Jornada de Nutrição
Alunos da Capital e Dourados participam de competições nacionais de Química e Astronomia
Aberto cadastro para fotógrafos participarem de casamento comunitário
Ações anunciadas por Temer farão ressurgir o Taquari, diz prefeito
Em evento internacional, Uems debaterá Rota Latina Americana
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 16 milhões no próximo concurso
Detran Guaicurus não terá atendimento na segunda-feira
Hospital Cassems faz exames preventivos e conscientização
Ação destina macacões a catadores de iscas e caranguejos
Três vítimas de atirador em escola seguem internadas
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento