Campo Grande •29 de Março de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação | Quinta, 15 de Setembro de 2016 - 06h45Saúde confirma vírus da raiva em morcegos, bovinos, e cavalos em MSCoordenadoria de Controle de Vetores detectou a doença em 20 animais

Em Campo Grande, pelo menos, 37 mil animais já receberam a vacina, segundo a Secretaria de Saúde
Em Campo Grande, pelo menos, 37 mil animais já receberam a vacina, segundo a Secretaria de Saúde (Foto: Arquivo Diário Digital)

De fevereiro deste ano até agora, já foram confirmados em Mato Grosso do Sul 20 animais infectados com o vírus da raiva, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores.  A doença já foi detectada, até agora, em 10 morcegos em Campo Grande, um morcego em Corumbá, três bovinos em Itaporã, dois bovinos em Nova Andradina, três cavalos em Rio Verde  e um cavalo em Corumbá.

Em 2015, um homem de 38 anos morreu, no Hospital Universitário, em Campo Grande, após ser mordido por um cachorro em Corumbá. Ele só procurou atendimento médico seis semanas depois de ter contraído o vírus. Por causa dessa morte, o Ministério da Saúde recomendou que as cidades de Corumbá e Ladário, que viveram uma epidemia da doença no ano passado, intensificassem as ações de vacinação por um período de dois anos, como parte do “Plano de Eliminação da Raiva Humana Transmitida por Cão”.

Sendo assim, os municípios já realizaram a primeira etapa da vacinação quando foram imunizados 24.680 mil cães e 5.213 mil gatos.  Agora, Corumbá e Ladário se preparam para a segunda fase da campanha que será em outubro.  As demais cidades continuam, por enquanto, realizando apenas uma etapa anual.

Algumas cidades já estão vacinando os animais, como Dourados que já imunizou, aproximadamente, 27 mil animais, de uma população estimada em 52 mil cães e gatos.

Em Campo Grande, os trabalhos também tiveram início e, pelo menos, 37 mil animais já receberam a vacina. Conforme o Centro de Zoonoses de Campo Grande (CCZ), a população a ser vacinada é de mais de 206 mil animais na Capital. Neste ano, não haverá um dia específico para o início das vacinas e cada município começa a campanha conforme o planejamento de suas atividades.

O Governo do Estado já disponibilizou aos 79 municípios 637 mil doses de vacina antirrábica para vacinação de cães e gatos, além de 640 mil unidades de seringas e agulhas.

Dia Mundial Contra Raiva - No próximo dia 28 será celebrado o Dia Mundial de Combate a Raiva e durante todo o mês de setembro, o Governo do Estado realizará diversas ações de sensibilização da população nos municípios.

O Centro de Controle de Zoonoses vai realizar uma mobilização no dia 28 de setembro, na Praça Ary Coelho, das 8h às 17h, com a parceria de diversos setores, como o Batalhão de Choque da Polícia Militar, Comando Militar do Oeste (CMO), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat), Gerência Estadual de Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde e Agência Estadual de Vigilância Sanitária e Animal (Iagro).

Veja Também
Reforma da 4ª Delegacia de Polícia está em fase de conclusão
Alerta: tipos de pisada têm influência na saúde
Janot entrega proposta sobre crimes de abuso de autoridade
Reforma da Previdência precisa ouvir o povo, diz CNBB
Projeto prevê que shoppings ofereçam espaço gratuito para artesãos de MS
Juiz recusa adiamento e miss presídio vai a júri
Funsat vai ao Coophatrabalho, Estrela do Sul e José Abrão
Classificados em processo seletivo para merendeiro são convocados
Senac abre inscrições para curso de Design de Sobrancelha
Estelionatário se passa por médico e pede dinheiro em nome do Regional
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothNews
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento