Menu
19 de setembro de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Campo Grande

SAS promoverá ações de enfrentamento à violência sexual

Ação 'Faça Bonito'-Proteja Nossas Crianças e Adolescentes será realizada nos dias 16 e 17 de Maio

15 Mai2019Da redação20h09

Nos dias 16 e 17 de maio, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)  por meio do Programa AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em realizará Ação de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, denominada nacionalmente como, “Faça Bonito”-Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, convocando a sociedade para assumirem o compromisso no luta pelos direitos de crianças e adolescentes.

A campanha: “Faça Bonito” Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, tem como objetivo de sensibilizar nossa população, a ficarem atentos e contribuírem denunciando os crimes por meio do disque 100, telefone da Secretaria de Direitos Humanos.

Dentro da programação no dia 16 de maio o 1º Seminário denominado “Práticas e Desafios no Atendimento e Prevenção a Vítimas de Violência Sexual”, no Auditório da Uniderp, bloco 05 situado na Avenida Ceará,333,  Bairro Miguel Couto.

No dia 17 será realizada a Blitz Educativa partir das 08h, na Praça Ary Coelho, na Avenida Afonso Pena entre as ruas 14 de julho e 13 de maio onde serão distribuídos materiais informativos/educativos alusivos à campanha.

No campo da defesa dos direitos, o dia 18 de Maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Essa data foi instituída pela Lei nº 9.970/2000, que constitui o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” tendo como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar e assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Priorizando a garantia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, através dos Serviços de Proteção Social Especial da Gerência de Média Complexidade, de acordo com Resolução n°109 de novembro de 2009, que trata da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, desenvolve ações voltadas ao enfrentamento e prevenção à Violação de Direitos da população, priorizando a garantia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O disque 100, é um serviço de telefonia gratuito do governo federal, um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, e uma das ferramentas para denunciar o crime de abuso, violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. O serviço funciona 24 horas, as ligações podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem direta, gratuita e anônima.

Nesse sentido, e imbuídos da prerrogativa na Proteção Social e defesa intransigente dos direitos sociais supracitadas, a campanha qual terá lançamento de divulgação á partir do dia 26 de Abril de 2019.

São Parceiros do evento a Semed (Secretaria Municipal de Educação) Sesau (Secretaria Municipal de Saúde),Vara da Infância e Juventude, DPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Sedesc (Secretário Munic. de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia), SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos), Semmu (Subsecretária de Políticas para a Mulher),  Conselho Tutelar e Comunidade Negra São João Batista.

Veja Também

Preso foge ao fazer limpeza de área externa do Presídio Estadual de Dourados
Desmatamentos ilegais em Batayporã
Ciclofaixa que vai ligar ciclovia da avenida Afonso Pena ao Sóter está sendo implantada
Aposta de funcionários do PT leva prêmio da Mega-Sena
Capital com temperatura de 38°C
PMA prende e autua construtor por caça e pesca predatórias
Alcides Martins assume PGR e anuncia retorno de membros da Lava Jato
Curso de culinária saudável para crianças será nesta quinta-feira
Polícia Civil apura série de furtos de hidrômetros em Naviraí
Governo poderá cancelar aposentadorias