Menu
21 de fevereiro de 2020 • Ano 9
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Unidades de Saúde

Salas de vacina estarão abertas no Dia D contra sarampo

Lançamento oficial acontece às 8 horas na UBSF Jardim Paradiso

15 Fev2020Da redação07h00

Neste sábado (15), acontece, nacionalmente, o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. Durante todo o dia, as 71 unidades de saúde da Capital estarão abertas para atender a população. O lançamento oficial acontece às 8 horas na UBSF Jardim Paradiso. 

A campanha de vacinação da tríplice viral, vacina que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba, começou no último dia 10 e vai até o dia 13 de março. Entretanto, este sábado foi a data escolhida para que todas as unidades estivessem abertas para atender à população de 5 a 19 anos, que não consegue comparecer na unidade durante a semana.  

No total, Campo Grande tem 39.230 pessoas nessa faixa etária. O Ministério da Saúde estima que cerca de 20% dessa população necessita de pelo menos uma dose do imunobiológico. A vacina é dada às crianças que completam 12 meses e um reforço é dado aos 15 meses de idade. 

Desde 2019, o Governo Federal estipulou também a “Dose Zero” para que crianças com idades entre seis meses a menores de um ano tomem a vacina. Elas eram as maiores vítimas do surto que acontece no país. A primeira etapa da campanha foi lançada em outubro, com imunização de crianças entre um e cinco anos. 

Em novembro, uma segunda etapa aconteceu para atender a outra faixa etária que concentrava um número elevado de casos confirmados: aqueles que possuíam de 20 a 29 anos. Para essa primeira etapa de 2020, devem procurar a unidade mais próxima de casa aquelas pessoas que se enquadram na faixa etária estabelecida e que não lembram ou não possuem uma ou nenhuma dose da vacina. 

Das suspeitas registradas em Campo Grande durante todo o ano passado, apenas um caso foi confirmado, que é considerado importado, uma vez que o paciente passou a apresentar sintomas depois de uma viagem com familiares a São Paulo, estado que concentra 98% dos casos de sarampo no país. Outros 34 foram descartados e um ainda está em investigação. 

Em 2020, foram registrados até agora apenas três casos suspeitos. Eles ainda estão sob análise para confirmação ou descarte da doença. 

Veja Também

Em Dourados, prefeitura asfalta Parque Jequitibás
Procon Campo Grande autua supermercado e retira 26kg de produtos de circulação
Saiba como participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Programas de Residência Médica do HU-UFGD certificam 34 novos profissionais da saúde
Fique por dentro do expediente das agências da Energisa durante o Carnaval
Confira a programação do Carnaval 2020 em Campo Grande
PMA de Bataguassu autua em R$ 8 mil sitiante por comércio ilegal de combustível
Grupo de Apoio e Proteção aos Animais pode ser declarado de utilidade pública
Equipes iniciam obra no Córrego Anhanduí
6 de maio é a data-limite para regularizar a situação eleitoral