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18 de junho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Saúde

Saiba como usar sapatos altos e evitar a dor nos pés

Tipo de pisada determina o tipo de calçado ideal para cada pessoa

4 Set2017Da redação15h00

Saltos são elegantes, alongam a silhueta, e tornam qualquer look ainda mais bonito e impactante. No entanto, o uso contínuo de salto alto pode causar uma série de problemas aos pés, como as frequentes dores que acometem quem utiliza esse tipo de calçado com frequência. Mas, afinal, como evitar as dores? 

Dicas para usar salto sem sofrimento

Qualidade do sapato: em primeiro lugar, se o sapato não é confortável, seja ele baixo ou alto, o pé vai sofrer as consequências. Compensa pagar um pouco mais caro, se for o caso, em um calçado feito com um material de qualidade. Sapatos de qualidade inferior podem não só causar dores como, também, ocasionar o aparecimento de bolhas, de calosidades, e até mesmo forçar a musculatura e os tendões. 

Tipo de pisada: o tipo de pisada determina o tipo de calçado ideal para cada pessoa, minimizando o risco de instabilidades que causem quedas e, consequentemente, lesões. Para quem possui a pisada pronada, ou seja, que percebe o desgaste na parte de fora da sola do sapato após algum tempo de uso, os saltos muito finos não são recomendados. Nesse caso, como a pisada é “para fora”, a chance de torções é alta. 

Espessura do salto: guarde o salto agulha para ocasiões especiais, pois sua fina espessura e sua grande altura forma a combinação que mais causa problemas aos pés. O salto anabela é um dos mais indicados pelos médicos, pois é o que mais proporciona estabilidade e o que menos faz pressão em diversos pontos do pé. O salto médio é uma opção ao salto agulha: também pode prejudicar a saúde dos pés se usado por muito tempo, mas é menos alto e oferece menor risco de quedas. O salto quadrado, mesmo mais alto, ajuda a equilibrar melhor do que o salto agulha, e também é uma boa opção. O salto com solado meia pata equilibra o corpo melhor e oferece mais conforto, mas sua altura também oferece riscos. 

Palmilhas: a palmilha ajuda a reduzir os pontos de pressão durante o uso do salto, minimizando as dores e diminuindo os impactos do uso do salto para o pé, os tornozelos e os joelhos. Existem modelos de palmilha específicos para usar com salto alto. 

Alongamento: após um dia usando sapatos altos, alongue as pernas ao chegar em casa, esticando a ponta dos pés, a panturrilha e os joelhos. Isso ajuda a relaxar a musculatura. 

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