Menu
22 de maio de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega banner FIEMS - Mês da Industria
118 anos de Campo Grande

Cândido Mariano ou Marechal Rondon? A confusão

Marechal Rondon conhecido nacionalmente por expandir os telégrafos

25 Ago2017Elaine Silva - Especial para Diário Digital06h50
Maternidade Cândido Mariano
  • Vanessa de Oliveira Amorim
  • Maternidade Cândido Mariano
  • Ronair Silva (Foto: Luciano Muta)
  • Via também está localizado prédio da prefeitura (Foto:Luciano Muta)
  • Sérgio Cruz (Foto:Luciano Muta)

Cândido Mariano ou Marechal Rondon? A maioria das pessoas que anda pela rua onde estão localizados a principal maternidade de Campo Grande, a Central do Cidadão da Prefeitura e a escola Maria Constança de Barros, nem desconfia que Cândido Mariano é o mesmo personagem conhecido como Marechal Rondon. O nome completo desse militar brasileiro é Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.  

Mas a dúvida ainda é persistente será que é a mesma pessoa? Foi isso que aconteceu com a dona de casa, Vanessa de Oliveira Amorim, de 24 anos, que veio da cidade de Iguatemi para a Cidade Morena há cinco anos. “Eu sempre fiquei me perguntando se era a mesma pessoa que estava na maternidade.  Eu sei muito pouca coisa sobrequem foi Marechal Rondon e nem desconfiava que era a mesma pessoa que dava nome à maternidade”, afirma Vanessa.

Segundo o historiador e pesquisador Sérgio Cruz, temos que manter a tradição histórica tanto regional como nacional.  Ao mudar o nome de uma rua se perde um pouco do respeito histórico, além de confundir as pessoas. “Isso é errado, é uma pessoa só o nome da rua não pode colocar dois nomes. Não podemos mudar, têm que ter um respeito pela história. Se você coloca um nome deixa o nome, porque as pessoas se acostumam e a história registra com aquele nome”, afirma Sérgio.

O servidor público, Ronair Silva, de 34 anos, acredita que é importante ter esse conhecimento nas salas de aula. “Eu não conheço a pessoas que deu o nome a rua e também não entendi o motivo da mudança, acho que isso deveria ser explicado nas escolas, para que pelo menos nossos filhos não tenham que ficar com essas dúvidas”, relata Silva

Marechal –  Após estender as linhas telegráficas de Cuiabá a Corumbá e nas fronteiras com a ajuda dos índios bororos,  depois de anos trabalhando com as linhas telegráficas em 1955 tornou-se Marechal.

Curiosidade – Campo Grande tem um fato interessante uma mesma rua com dois nomes, você pega um extenso trecho da rua tem um nome e depois outro. “A rua Rui Barbosa, por exemplo, do cemitério para lá tem um nome e depois tem outro, mas é a mesma rua”, finaliza Sérgio.

Veja Também

Temperatura não passa de 25°
Índios de Dourados recebem equipamentos para a agricultura
Denatran suspende pagamento de multas com cartão de crédito ou débito
Projeto estabelece isenção de carência em planos de saúde
MPF denuncia sete por fraude em licitação no aeroporo da Capital
Procon recolhe produtos vencidos e abre processo contra rede de mercados
Pedidos de aposentadoria por telefone e internet
Trânsito CCR MSVia destaca operações pare-e-siga na BR-163/MS Em caso de chuvas, as obras serão suspensas
Nacional Mais 21 serviços no INSS poderão ser agendados pela internet Agendamento vai começar a partir de quinta-feira, 24 de maio
Taxa de inscrição no Enem deve ser paga até quarta-feira