Campo Grande •27 de Maio de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Corrida de Outono patrocinadores

Da redação | Terça, 16 de Maio de 2017 - 16h42Hospital do Câncer recebe nova máquina de radioterapia“Novo aparelho vai reforçar programa de reestruturação da saúde no Estado”, avalia governador.

(Foto: Chico Ribeiro)

O governador Reinaldo Azambuja entregou nesta terça-feira (16), o novo acelerador linear  ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão que vai reforçar o programa de reestruturação da saúde conduzido pelo Governo do Estado.

O aparelho vai dobrar a capacidade de atendimento em radioterapia no hospital. Além disso, Reinaldo Azambuja disse que em julho iniciam os preparativos para que o Hospital Regional Maria Aparecida Pedrossian receba um equipamento do mesmo modelo.

“Esse equipamento é um reforço importante para a saúde da nossa população, aliado a diversos investimentos. Após pouco mais de dois anos começa a se tornar evidente o resultado da reestruturação da saúde. Vamos entregar o Hospital do Trauma funcionando ainda este ano. Iniciamos as obras do HR de Três Lagoas, vamos licitar o HR de Dourados no mês que vem ampliar o hospital de Corumbá, o de Ponta Porã está funcionando muito bem, estamos fazendo um esforço para melhorar Aquidauana e o atendimento para a região sudoeste. Coxim está funcionando muito bem e, agora, o Hospital do Câncer recebe esse aparelho, bem como começa a fazer exames de tomografia a partir da próxima semana. Esse é um momento histórico, em que vemos a mudança completa do perfil de saúde aqui no Mato Grosso do Sul na questão assistencial, resultado da nossa prioridade”, declarou.

O equipamento é o terceiro a ser instalado no Brasil e faz parte do programa do Ministério da Saúde.

A vice-governadora Rose Modesto enfatizou a otimização dos atendimentos com a nova tecnologia. “Hoje o Hospital do Câncer passa a ser uma referência nacional e é o terceiro do país que recebe um equipamento como esse. Com alguns meses nós vamos acelerar mais essa fila de pessoas que necessitam da radioterapia e humanizar ainda mais o atendimento”, disse.

O secretário de Saúde, Nelson Tavares, tranquilizou os pacientes e informou que existe uma clínica contratualizada pela tabela SUS para garantir os atendimentos. “O governo não vai interromper o atendimento durante a troca do aparelho antigo e a instalação do novo. Já está pactuado com uma clínica os atendimentos. O custo dessa modernização para o Governo é em torno de R$ 1,5 porque tem que fazer as adaptações. O hospital precisa se reestruturar para receber um aparelho mais potente, como parte de gases e compressores. Serão feitos o dobro de atendimentos, por isso, será necessário comprar alguns acessórios avaliados em R$ 700 mil para dar mais agilidade”, explicou.

Tavares ressaltou que esse equipamento traz a modernidade para tratamento de câncer no Estado. “É um fator estratégico e importante para nossa população. Estive no Ministério da Saúde na semana passada e, além desse equipamento, a grande notícia é que a licitação do início da construção do bunker no Hospital Regional deve ser lançada no mês de julho. Vamos receber um segundo aparelho prioritário dos 80 que o Ministério programou e já comprou para o Brasil, ampliando a oferta de tratamento para nossa população e reduzindo a fila de espera”, declarou.

Para o presidente do Hospital do Câncer, Carlos Alberto Coimbra, a parceria estabelecida com o Governo do Estado, prefeitura de Campo Grande, bancadas municipal, estadual e federal, foi determinante para manter os serviços ofertados pela unidade. “O apoio da classe política sul-mato-grossense foi determinante para estabelecer e manter os serviços ofertados, bem como para ampliar os atendimentos existentes. Hoje atendemos 50 pacientes por dia e com o novo aparelho passaremos a 100 pacientes por dia. Sem dúvida é mais uma conquista em favor da nossa população”, afirmou.

Veja Também
Vídeos
Diário Digital no Facebook
DothNews
DothShop
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento