Campo Grande •26 de Fevereiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto

Da redação, (em parceria com | Terça, 13 de Setembro de 2016 - 18h25Radiação solar atinge índice perigoso no BrasilINPE prevê que neste fim de semana o índice de radiação UV em todo o país aumente o risco de contrair doenças oculares

Especialistas afirma que usar óculos escuros de baixa qualidade é mais prejudicial do que se estivesse sem
Especialistas afirma que usar óculos escuros de baixa qualidade é mais prejudicial do que se estivesse sem (Foto: Reinaldo Okita)

Até o próximo sábado, dia 17, o índice de radiação UV (ultravioleta) em todo o país vai exigir proteção aos olhos, de acordo com a previsão do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Neste final de semana a recomendação de OMS (Organização Mundial da Saúde), é que as pessoas usem óculos com lentes que filtrem 100% do UV quando a radiação atinge 6. Até sábado o UV máximo vai superar este índice em todo o Brasil, segundo o INPE. Os picos ficam com as regiões norte e nordeste onde deve variar de 11 até 12. No centro-oeste a variação pode ir de 10 a 11. No sudeste de 9 a 10 e no sul de 6 a 9.

Foi realizada uma pesquisa pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier em Campinas, realizado com 814 participantes, aponta que 45% das pessoas não usam óculos nas atividades externas durante todo ano.

Um fato desconhecido pela maior parte da população é um estudo publicado na Bio Medical Engineering, que o filtro UV tem validade de dois anos, e com isso a população tem que trocar as lentes por outras.  

Muitas pessoas usam óculos sem a proteção, e isso aumenta as chances em 60% de contrair catarata precoce. Especialistas afirma que usar óculos escuros de baixa qualidade é mais prejudicial do que se estivesse sem.

O especialista afirma que a exposição por mais de seis horas à radiação solar também pode causar ceratite na córnea. Apesar de ser uma inflamação com vermelhidão e desconforto temporários, provoca a morte de células. Por isso, pode reduzir a visão.

Outra doença ocular causada pela radiação é a degeneração da retina, maior causa de cegueira irreversível, desencadeada pela oxidação das células.

Veja Também
Ferramenta avaliará compra e distribuição de equipamentos para o SUS
Prefeitura disponibiliza computadores para distrito de Anhanduí
Anatel recebeu 3,9 milhões de reclamações no ano passado
Governo do Estado abre inscrições para o primeiro GovLab em MS
Bancos ficarão fechados na segunda e na terça de Carnaval
Máquina é capaz de realizar 180 testes por hora e 30 mil por dia
Confira o que abre e fecha no período de Carnaval no Governo de MS
Filha de paciente que morreu à espera de vaga em UTI será indenizada
Prefeitura da Capital limita Uber a 490 motoristas
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017 - 06h59Dia será nublado a parcialmente nublado na Capital Temperatura pode chegar a 31° no período da tarde
Ótica Diniz
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento