Campo Grande •18 de Janeiro de 2018  • Ano 7
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner águas guariroba - campanha dezembro

Da redação, (em parceria com | Terça, 13 de Setembro de 2016 - 18h25Radiação solar atinge índice perigoso no BrasilINPE prevê que neste fim de semana o índice de radiação UV em todo o país aumente o risco de contrair doenças oculares

Especialistas afirma que usar óculos escuros de baixa qualidade é mais prejudicial do que se estivesse sem
Especialistas afirma que usar óculos escuros de baixa qualidade é mais prejudicial do que se estivesse sem (Foto: Reinaldo Okita)

Até o próximo sábado, dia 17, o índice de radiação UV (ultravioleta) em todo o país vai exigir proteção aos olhos, de acordo com a previsão do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Neste final de semana a recomendação de OMS (Organização Mundial da Saúde), é que as pessoas usem óculos com lentes que filtrem 100% do UV quando a radiação atinge 6. Até sábado o UV máximo vai superar este índice em todo o Brasil, segundo o INPE. Os picos ficam com as regiões norte e nordeste onde deve variar de 11 até 12. No centro-oeste a variação pode ir de 10 a 11. No sudeste de 9 a 10 e no sul de 6 a 9.

Foi realizada uma pesquisa pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier em Campinas, realizado com 814 participantes, aponta que 45% das pessoas não usam óculos nas atividades externas durante todo ano.

Um fato desconhecido pela maior parte da população é um estudo publicado na Bio Medical Engineering, que o filtro UV tem validade de dois anos, e com isso a população tem que trocar as lentes por outras.  

Muitas pessoas usam óculos sem a proteção, e isso aumenta as chances em 60% de contrair catarata precoce. Especialistas afirma que usar óculos escuros de baixa qualidade é mais prejudicial do que se estivesse sem.

O especialista afirma que a exposição por mais de seis horas à radiação solar também pode causar ceratite na córnea. Apesar de ser uma inflamação com vermelhidão e desconforto temporários, provoca a morte de células. Por isso, pode reduzir a visão.

Outra doença ocular causada pela radiação é a degeneração da retina, maior causa de cegueira irreversível, desencadeada pela oxidação das células.

Veja Também
Corumbá já registrou 68 casos de conjuntivite neste ano
Divulgada resolução que orienta sobre inscrições no Vale Universidade
3º Pré-Carnaval do Valu será neste sábado com entrada franca
MEC antecipa data do Sisu; inscrições começam dia 23
Em 17 dias, 24 mil buracos foram tapados na Capital, diz prefeitura
Agesul libera desvio e restabelece o tráfego na MS-338
População pode se cadastrar para receber alertas de desastre da Defesa Civil por SMS
MEC autoriza uso de nome social na educação básica a travestis e transexuais
Governadora anuncia retomada
CNH Digital já está disponível em Mato Grosso do Sul
Square notícia uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
Rec banner - Patio central
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2018 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento