Campo Grande •22 de Janeiro de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner Governo do estado - IPVA

Da redação, (em parceria com | Terça, 13 de Setembro de 2016 - 18h25Radiação solar atinge índice perigoso no BrasilINPE prevê que neste fim de semana o índice de radiação UV em todo o país aumente o risco de contrair doenças oculares

Especialistas afirma que usar óculos escuros de baixa qualidade é mais prejudicial do que se estivesse sem
Especialistas afirma que usar óculos escuros de baixa qualidade é mais prejudicial do que se estivesse sem (Foto: Reinaldo Okita)

Até o próximo sábado, dia 17, o índice de radiação UV (ultravioleta) em todo o país vai exigir proteção aos olhos, de acordo com a previsão do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Neste final de semana a recomendação de OMS (Organização Mundial da Saúde), é que as pessoas usem óculos com lentes que filtrem 100% do UV quando a radiação atinge 6. Até sábado o UV máximo vai superar este índice em todo o Brasil, segundo o INPE. Os picos ficam com as regiões norte e nordeste onde deve variar de 11 até 12. No centro-oeste a variação pode ir de 10 a 11. No sudeste de 9 a 10 e no sul de 6 a 9.

Foi realizada uma pesquisa pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier em Campinas, realizado com 814 participantes, aponta que 45% das pessoas não usam óculos nas atividades externas durante todo ano.

Um fato desconhecido pela maior parte da população é um estudo publicado na Bio Medical Engineering, que o filtro UV tem validade de dois anos, e com isso a população tem que trocar as lentes por outras.  

Muitas pessoas usam óculos sem a proteção, e isso aumenta as chances em 60% de contrair catarata precoce. Especialistas afirma que usar óculos escuros de baixa qualidade é mais prejudicial do que se estivesse sem.

O especialista afirma que a exposição por mais de seis horas à radiação solar também pode causar ceratite na córnea. Apesar de ser uma inflamação com vermelhidão e desconforto temporários, provoca a morte de células. Por isso, pode reduzir a visão.

Outra doença ocular causada pela radiação é a degeneração da retina, maior causa de cegueira irreversível, desencadeada pela oxidação das células.

Veja Também
Sábado, 21 de Janeiro de 2017 - 18h25Crianças a partir dos 9 meses devem tomar a vacina contra a Febre Amarela Dose está disponível na Rede Pública de Saúde
Sábado, 21 de Janeiro de 2017 - 17h25Incêndio em ônibus de estudantes mata pelo menos 16 na Itália Veículo transportava 56 pessoas que retornavam das férias na França
Cerca de 4 mil caçambas são recebidas no aterro sanitário “Dom Antônio Barbosa II”
Sábado, 21 de Janeiro de 2017 - 11h18Mulheres americanas contra Trump Presidente dos Estados Unidos enfrentam grande protesto neste sábado
Sábado, 21 de Janeiro de 2017 - 10h11Campo Grande escolhe hoje Miss e Mister Evento tenta reviver os tempos de glamour do concursos de beleza
Solurb recebe entulhos dos “caçambeiros”
Córregos são risco permanente
Sábado, 21 de Janeiro de 2017 - 07h30Risco de chuva ainda é bem grande Temperatura máxima deverá chegar a marca dos 30°
MS está entre os que menos perderam vagas
Rede MS divulga pesquisa a partir de segunda-feira
square noticias uci
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothNews
Rec banner - cirurgia.net
DothShop
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento