Menu
16 de junho de 2019 • Ano 8
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Netto
Mega Banner Segov - Campanha Entregas
Campo Grande

Prorrogado prazo para empresas interessadas em construir casas no Centro

Projeto de habitação dará preferência para famílias que moram e/ou trabalham na área central da cidade

13 Jun2019Da redação16h51

A Prefeitura Municipal de Campo Grande prorrogou por mais 75 dias o prazo para empresas interessadas em participar do Chamamento Público para a elaboração do anteprojeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico e a produção de unidades habitacionais dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, faixa 1,5 e 2.

O projeto de habitação dará preferência para famílias que moram e/ou trabalham na área central da cidade e faz parte da proposta de adensamento de moradia na região que está sendo requalificada dentro do Programa Reviva Campo Grande. A prorrogação se deu devido às alterações no Programa do Governo Federal, dentre elas, os critérios diferenciados nas faixas de financiamento.

A empresa selecionada pode retirar o Edital na Divisão de Apoio Administrativo e Operacional da Agência Municipal de Habitação (EMHA), que fica na rua Iria Loureiro Viana, 415, na Vila Oriente. O edital também está disponível no site da Agência.

A vencedora do edital deverá construir, no mínimo, 600 unidades habitacionais, sendo 80% delas contratadas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, no sistema de condomínio vertical. A proposta é construir edificações de até sete andares.

O cadastramento das famílias interessadas em morar no Centro vai obedecer a um sistema diferenciado, que ainda será divulgado, mas adianta-se que vai seguir como critério o sorteio que ficará a cargo da Agência de Habitação. No mínimo, 45% das habitações deverão ser destinadas à faixa de renda 1,5, e 25% à faixa de renda 2 do Programa.

Vantagens - A área que será destinada à construção das unidades habitacionais é de excelente localização, nas imediações do que seria o Centro de Belas Artes, próximo a Orla Ferroviária, um dos cartões postais de Campo Grande. Além de fazer parte do projeto piloto que trará habitação para a área central da cidade, a empresa vencedora receberá a área como doação por parte da Prefeitura, tendo como contrapartida o aporte de, no mínimo, R$ 5.100.000,00, destinados à construção de habitação de interesse social na Zona de Interesse Cultural do Centro (ZEIC). Ela ainda poderá explorar parte do terreno para a construção de empreendimentos comerciais e de serviços que atendam ao próprio complexo habitacional, chamado de fachada ativa, no térreo das edificações.

Vencerá a seleção a empresa que apresentar o melhor projeto, baseado em critérios como: Qualidade Urbana, projeto e conforto do Projeto Habitacional de Uso Misto, Redução das Ilhas de Calor, Eficiência Energética do Empreendimento, Sistema de Drenagem Urbana e de Aproveitamento de águas pluviais, Mobilidade Urbana e Comunidade e Vizinhança.

O objetivo do projeto é promover a habitação e requalificação dos espaços públicos como elementos estratégicos desencadeadores da recuperação e da revitalização da área central e de seu patrimônio edificado, ambos atualmente subutilizados e desvalorizados. Além disso, criar eixos de encontro e lazer, abertos e integrados à malha urbana, com paisagismo, espaços comunitários e recreativos que promovam a socialização.

Quanto à sustentabilidade, busca-se uma empresa que considere a integração de soluções ambientais, de eficiência energética, conforto térmico e acústico, incorporando economia no uso de energia e água, sistema de captação e reuso de água, fontes alternativas de energia e destinação adequada de resíduos.

Veja Também

Governo autoriza obras de recuperação da Avenida Presidente Vargas
TRE-MS faz cadastramento biométrico em Aral Moreira
Obras da Ernesto Geisel vão acabar com alagamentos
Governo estuda cobrança de bagagem só para aéreas de baixo custo
Servidores recebem qualificação em curso para Central de Alvarás
Sabores do Pantanal serão destaque na Comitiva dos Chefs
Regional de Ponta Porã dobra atendimentos e número de cirurgias
Quatro salas de vacina funcionam neste fim de semana
UBS estrela do Sul é a primeira a receber 'SESAU itinerante'
Confira a escala médicas nas UPAs e CRSs neste sábado