Menu
24 de abril de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Mega Banner Governo do Estado - Gestão por Competência
Mais vagas

Pronatec terá 82 mil vagas para cursos técnicos no próximo ano

Objetivo é que os estudantes realizem estágios em empresas durante o curso

29 Dez2016Portal Brasil14h59

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) terá 82 mil vagas para cursos de longa duração, na modalidade Bolsa Formação, em 2017. A oferta das aulas, destinadas aos estudantes do ensino médio de escolas públicas do País, será quase dez vezes maior em relação ao ano de 2016, que registrou matrícula de apenas 9 mil jovens.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, explica que o curso técnico, terá pelo menos 800 horas de aula, e passa a ter novos indicadores de monitoramento e avaliação.

“Em vez de número de matrículas, terá como parâmetros os impactos e resultados da oferta de cursos técnicos, com base em aspectos socioeconômicos e fatores que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional do egresso”, destacou o Ministro.

Cerca de R$ 700 milhões em recursos foram liberados, em dezembro, para as secretarias estaduais de Educação e fundações que oferecem cursos técnicos nessa modalidade de acordo com as demandas do mercado.

Essa nova ação estratégica do Pronatec, designada por MedioTec, e dá prioridade à oferta de cursos técnicos em coincidência ao ensino médio regular para alunos matriculados em escolas públicas. 

A iniciativa foi anunciada pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro Mendonça Filho no dia 20 de dezembro. O objetivo é que os estudantes, ainda durante o curso, realizem estágios em empresas com carência de profissionais especializados.

Veja Também

Lei que dá desconto no IPTU a quem instalar câmeras é promulgada
Parque da Capital é fiscalizado após denúncia popular
Canditados já podem conferir se tiveram ou não isenção no Enem
Em Três Lagoas, artesãos serão cadastrados e receberão carteirinha
OAB-MS acionará CNJ contra obrigação de digitalizar processos
Vale Universidade Indígena convoca pré-habilitados para nova etapa
Governo premiará servidores que desenvolvem boas práticas no serviço público
Economia Parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas é regulamentado Valor da parcela mínima será de R$ 50,00 para o microempreendedor individual
Moringa pode purificar a água e ainda combater a desnutrição pelo mundo
Secretário fala de ações do Estado para reforçar a segurança na fronteira