Campo Grande •18 de Outubro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner FM Cidade

Da redação | Domingo, 6 de Agosto de 2017 - 14h00Projeto leva acolhimento a detentos que buscam atendimentos no Módulo de SaúdeIniciativa proporciona atividades socioeducativas e de lazer aos detentos enquanto aguardam atendimentos médicos e odontológicos no local

(Foto: Divulgação)

“Acolhimento Humanizado” é o nome do projeto que é desenvolvido no Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário de Campo Grande, unidade pertencente à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

A iniciativa proporciona atividades socioeducativas e de lazer aos detentos enquanto aguardam atendimentos médicos e odontológicos no local. A proposta engloba assistência e orientações com palestras, pinturas, desenhos, dinâmicas, atividades culturais e apresentações musicais, através de colaboradores e voluntários. Lanches também são oferecidos aos custodiados.

Segundo a diretora do Módulo de Saúde, Rosana Aparecida Costa, o objetivo é oferecer condições favoráveis à reflexão e integração dos reeducandos, assim como auxiliar no resgate de valores e autoestima. “Esse trabalho, através do ‘acolhimento’, tem como finalidade mostrar uma nova realidade referente aos atendimentos de saúde e assistência ao homem encarcerado, desconstruindo o atendimento mecânico e rotineiro”, enfatiza Rosana.

Conforme Rosana, o projeto busca, ainda, que cada um sinta-se valorizado como ser humano. “Tentamos fazer com que eles também reconheçam o esforço de prestarmos uma melhor assistência. Antes da abertura das atividades, digo a eles que  fazemos esse tipo de iniciativa porque são merecedores, exercitamos a conscientização sobre a postura e disciplina de cada um para que esse tipo de trabalho tenha continuidade”, comenta.

Apresentações

Uma das apresentações realizadas ficou por conta do cantor e compositor Douglas Diniz, autor do sucesso “Decida”, interpretada pela dupla “Milionário e José Rico”. O repertório foi bem eclético, com modas sertanejas, canções gospel e MPB. Mesmo através das grades dos corredores de segurança, muitos reeducandos interagiam com as atividades, alguns cantaram e outros tocaram violão.

Em cada cantiga narrada, a cowgirl Ana Raio motivou a alegria dos internos participantes, com a declamação de diversos versos country.

Coordenadas pela assistente social, Rhaísa Branco, as ações desenvolvidas pelo projeto são realizadas de acordo com o cronograma dos dias de atendimentos no Módulo de Saúde e acontecem até a chegada dos profissionais para iniciar os atendimentos médicos e odontológicos.

De acordo com a diretora da unidade, desde seu início, há um mês, o projeto já levou uma série de atividades ao local. “Nosso foco é proporcionar um atendimento mais humanizado a essas pessoas que estão em situação de prisão e também necessitam de cuidados médicos. É uma forma de ajudá-los a atravessar esse momento de uma forma leve e descontraída”, finaliza.

Módulo

O Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário oferece assistência médica e odontológica a internos do Centro de Triagem “Anízio Lima”, do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) e do Presídio de Trânsito (Ptran), com uma média de 200 atendimentos semanais.

Além do projeto de acolhimento, o Módulo desenvolve outras iniciativas que buscam humanizar e prestar melhor assistência aos custodiados, como o Projeto “Tratamento Penal”, que está em sua terceira etapa e trabalha o autocontrole de presos com distúrbios psicológicos e os agressores inseridos na lei “Maria da Penha”.

Conduzido pela psicóloga Rozimeire Ribeiro Zeferino da Silva, o projeto desenvolve a assistência psicológica por meio de atividades socioeducativas, lúdicas e dinâmicas em grupo.

Veja Também
Audiência debate políticas para pessoas em situação de rua
Universidade da Capital realiza Giro das Profissões
Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 11h50Agetran interdita trânsito para obras de recapeamento Obra que faz parte do Complexo Mata do Jacinto Etapa D
CCJ reinicia hoje discussão sobre parecer que trata de denúncia contra Temer
Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 10h30Ministério da Fazenda autoriza aumento das tarifas de serviços dos Correios Reajuste ocorre em duas parcelas
Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 08h28Praça Ary Coelho recebe no sábado atividades visando à prevenção do câncer de mama Subsecretária de Políticas para Mulheres Carla Stephanini explica que evento leva aos munícipes informações de prevenção ao...
Incêndio no Parque das Várzeas do Rio Ivinhema já atingiu 18 mil hectares
Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 07h54Ato em defesa do Sistema Único de Assistência Social acontece nesta quarta-feira Pela carta, valor orçamentário para 2018 deve respeitar o aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social
Quarta, 18 de Outubro de 2017 - 07h18Capital poderá temperatura máxima de 36° Ocorrência de chuvas no período da tarde em todo o estado
Liminar garante atendimento de advogados no sistema penitenciário
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - Patio central
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento