Campo Grande •17 de Dezembro de 2017  • Ano 6
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full banner 1 Governo do estado - Campanha Mudança educação

Da redação | Domingo, 6 de Agosto de 2017 - 14h00Projeto leva acolhimento a detentos que buscam atendimentos no Módulo de SaúdeIniciativa proporciona atividades socioeducativas e de lazer aos detentos enquanto aguardam atendimentos médicos e odontológicos no local

(Foto: Divulgação)

“Acolhimento Humanizado” é o nome do projeto que é desenvolvido no Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário de Campo Grande, unidade pertencente à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

A iniciativa proporciona atividades socioeducativas e de lazer aos detentos enquanto aguardam atendimentos médicos e odontológicos no local. A proposta engloba assistência e orientações com palestras, pinturas, desenhos, dinâmicas, atividades culturais e apresentações musicais, através de colaboradores e voluntários. Lanches também são oferecidos aos custodiados.

Segundo a diretora do Módulo de Saúde, Rosana Aparecida Costa, o objetivo é oferecer condições favoráveis à reflexão e integração dos reeducandos, assim como auxiliar no resgate de valores e autoestima. “Esse trabalho, através do ‘acolhimento’, tem como finalidade mostrar uma nova realidade referente aos atendimentos de saúde e assistência ao homem encarcerado, desconstruindo o atendimento mecânico e rotineiro”, enfatiza Rosana.

Conforme Rosana, o projeto busca, ainda, que cada um sinta-se valorizado como ser humano. “Tentamos fazer com que eles também reconheçam o esforço de prestarmos uma melhor assistência. Antes da abertura das atividades, digo a eles que  fazemos esse tipo de iniciativa porque são merecedores, exercitamos a conscientização sobre a postura e disciplina de cada um para que esse tipo de trabalho tenha continuidade”, comenta.

Apresentações

Uma das apresentações realizadas ficou por conta do cantor e compositor Douglas Diniz, autor do sucesso “Decida”, interpretada pela dupla “Milionário e José Rico”. O repertório foi bem eclético, com modas sertanejas, canções gospel e MPB. Mesmo através das grades dos corredores de segurança, muitos reeducandos interagiam com as atividades, alguns cantaram e outros tocaram violão.

Em cada cantiga narrada, a cowgirl Ana Raio motivou a alegria dos internos participantes, com a declamação de diversos versos country.

Coordenadas pela assistente social, Rhaísa Branco, as ações desenvolvidas pelo projeto são realizadas de acordo com o cronograma dos dias de atendimentos no Módulo de Saúde e acontecem até a chegada dos profissionais para iniciar os atendimentos médicos e odontológicos.

De acordo com a diretora da unidade, desde seu início, há um mês, o projeto já levou uma série de atividades ao local. “Nosso foco é proporcionar um atendimento mais humanizado a essas pessoas que estão em situação de prisão e também necessitam de cuidados médicos. É uma forma de ajudá-los a atravessar esse momento de uma forma leve e descontraída”, finaliza.

Módulo

O Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário oferece assistência médica e odontológica a internos do Centro de Triagem “Anízio Lima”, do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) e do Presídio de Trânsito (Ptran), com uma média de 200 atendimentos semanais.

Além do projeto de acolhimento, o Módulo desenvolve outras iniciativas que buscam humanizar e prestar melhor assistência aos custodiados, como o Projeto “Tratamento Penal”, que está em sua terceira etapa e trabalha o autocontrole de presos com distúrbios psicológicos e os agressores inseridos na lei “Maria da Penha”.

Conduzido pela psicóloga Rozimeire Ribeiro Zeferino da Silva, o projeto desenvolve a assistência psicológica por meio de atividades socioeducativas, lúdicas e dinâmicas em grupo.

Veja Também
Em Três Lagoas, equipes atualizam vacinação na Zona Rural
Imóveis com piscinas abandonadas serão notificados para combater dengue
Revitalizado, calçadão do Estrela do Sul é entregue à população
Região central de Dourados vai ganhar 6 mil lâmpadas LED
Estados Unidos acusam Irã de violar acordo nuclear
Associação de Agricultores Diamante Verde ganha Título de Utilidade Pública
Projeto quer dar mais transparência à fila de espera do SUS
Totem de Natal cai em cima de carro no Centro
Feira Central da Capital coleta histórias de frequentadores
Fim da neutralidade nos EUA pode ter impactos na internet no Brasil
Square banner notícias UCI
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
Rec banner - Patio central
DothShop
DothNews
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento