Campo Grande •26 de Março de 2017  • Ano 5
OrganizaçãoIvan Paes BarbosaDiretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Full Banner Aguas - Campanha Março

Da Agência Brasil | Segunda, 13 de Fevereiro de 2017 - 12h07Projeção do mercado financeiro para inflação em 2017 fica no centro da metaPara as instituições financeiras, a Selic encerrará 2017 em 9,5% ao ano e 2018 em 9% ao ano

O mercado financeiro reduziu pela sexta semana seguida a projeção para a inflação, este ano. Desta vez, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 4,64% para 4,47%.

As estimativas fazem parte do boletim Focus, uma publicação semanal elaborada semanalmente, pelo Banco Central (BC), com base em projeções de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2018, a estimativa para o IPCA segue em 4,5%, há 29 semanas consecutivas.

A meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC é 4,5%, com limite de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior da meta é 3% e o superior 6%.

A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) este ano, foi ajustada de 0,49% para 0,48%. Para o próximo ano, a estimativa foi alterada de 2,25% para 2,30%.

Para as instituições financeiras, a Selic encerrará 2017 em 9,5% ao ano e 2018 em 9% ao ano. Atualmente, a Selic está em 13% ao ano. A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

Veja Também
Ministério da Saúde quer reduzir casos de tuberculose
Sábado, 25 de Março de 2017 - 15h29Cerca de 115 cidades brasileiras confirmam protesto no domingo contra reforma política Manifestação pede fim do foro privilegiado e rechaça lista fechada e fundo partidário maior
Chile, China e Egito anunciam retomada da importação de carne brasileira
Fraude em alimento pode ser crime hediondo
Rodovia ligará Bonito a Corumbá
Corrida da Águas reúne atletas profissionais e amadores neste domingo
Sábado, 25 de Março de 2017 - 07h50Sábado com possibilidade de chuva Temperatura vai a 31° no período da tarde
Capital adere à 'Hora do Planeta' e apaga as luzes neste sábado
Após denúncia de pais, Ceinf da Capital recebe limpeza
Centro de Convivência promove ação social neste sábado
Vídeos
Últimas Notícias  
Diário Digital no Facebook
DothShop
DothNews
Rec banner - cirurgia.net
© Copyright 2014 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2017 Diário Digital. Todos os Direitos Reservados
 Plataforma Desenvolvimento