Menu
18 de julho de 2018 • Ano 7
Diretor de RedaçãoUlysses Serra Neto
Super Banner Campo Grande Expo
Interior

Programa leva assistência médica à comunidade rural do Sul de MS

Evento será na unidade da Estratégia da Saúde da Família ESF do Jardim Brasilândia

22 Jul2017Da redação07h20

A quarta edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, será neste sábado, dia 22 de julho, em Fátima do Sul. O evento acontecerá na unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Jardim Brasilândia e deverá atender, aproximadamente, mil pessoas. 

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, explica a importância do programa diante da evolução na longevidade da população brasileira nas últimas três décadas.

“Pesquisas recentes apontam que a expectativa de vida do cidadão aumentou de 63 para 75 anos de idade. Um avanço que demonstra o quanto é fundamental investir em ações e programas preventivos. Por isso, estamos empenhados em buscar parcerias para atender cada vez mais e melhor a população da área rural”, ressaltou.

O evento é uma realização do Senar/MS, em parceria com o Sindicato Rural de Fátima do Sul, secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social, além da Sociedade Brasileira de Urologia – SBU/MS.

A abertura está marcada para 7 horas, com início da coleta de sangue para os exames de PSA (conhecido por Antígeno Prostático Específico e que serve para diagnosticar alterações na próstata), coleta de preventivo e consulta com médicos urologistas. Às 8 horas será realizada uma palestra com o médico urologista sobre prevenção de câncer de próstata e câncer de pênis.

Durante todo o dia será possível a realização de testes rápidos (HPV, Hepatite B e C, Sífilis) e Glicemia Capilar. A iniciativa é voltada para toda família, sendo que haverá atividade de recreação para crianças, brincadeiras pedagógicas, Espaço Beleza, orientações odontológicas, vacinas e consulta com médico dermatologista.

E tem novidades: a ação contará ainda com uma equipe do Procon que dará orientações aos consumidores para maior transparência nas relações de consumo. Haverá também a emissão de carteira de trabalho a quem necessitar.

“No primeiro semestre de 2017, levamos o programa para três municípios: Corumbá, Três Lagoas e Novo Horizonte do Sul. Com o serviço das equipes de saúde, ao todo, atendemos aproximadamente 1.700 pessoas e realizamos 4.400 procedimentos. Esse resultado mostra como ações voltadas à saúde tem beneficiado de forma direta a sociedade local”, aponta o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan. 
 
Serviço
Evento: Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher
Data de Realização:  22/07/2017
Município: Fátima do Sul/MS
Local: ESF Jardim Brasilândia
Informações: (67) 3467-2440   

 

Veja Também

Projeto proíbe descrição indevida do leite em embalagens de alimentos
CCZ agenda castração de felinos nesta sexta-feira
Juiz de Dourados ocupará a vaga de desembargador falecido no TJMS
População poderá votar em temas sobre segurança pública no TJ
Três entidades são declaradas de utilidade pública em MS
Situação de haitianos em Corumbá é gravíssima, diz OAB
Lei preserva Parque dos Poderes
Inovação Pacientes do SUS vão receber notificações de consultas pelo celular Com a última atualização do e-SUS AB, os usuários passam a receber notificações de consultas agendadas.
Carro foi parar dentro córrego
Cadastro Nacional de Adoção